Tema 2. Ser criança
1. Ser Criança
Descrição da imagem: A imagem possui um fundo azul e em sua parte inferior há formatos de ondas, remetendo ao mar, de cor cinza e laranja. Há também uma estrela, uma caravela e algumas algas nos cantos da imagem. No centro, lê-se a frase de Carla Tosatto:
“As crianças não são e não existem como seres abstratos e generalizáveis. Ao contrário, crianças em tempos e espaços diferentes vivem sua experiência de infância de modo muito particular e diverso.” (Carla Tosatto)
Ser criança é ter na sua mente um universo particular, com criatividade que transforma os mais simples objetos na hora de brincar, é correr, pular, cantar e dançar... Como escreveu Roseanna Murray, “O mundo é sempre novo/ e a terra dança e acorda/ e acordes de sol./ Faça do seu olhar imensa caravela.” Caravela para olhar, conhecer e dar voz às nossas crianças e às suas tantas infâncias. Ao contrário do que muitos pensam, a infância não é algo incompreensível e inexplicável; também não é algo igual e uniforme para todas. A infância é um processo cultural e, ao mesmo tempo, único para cada criança, de acordo com suas singularidades e com seu contexto.
E para você? O que é ser criança?
2. Links de sites com audiolivro de histórias infantis
Descrição da imagem: Na imagem há um fundo azul e um chão montanhoso com várias elevações nas cores azul-claro, verde, laranja e rosa. Há algas, bolhas, uma âncora e uma tartaruga espalhados pela imagem, nessas mesmas cores. No centro, lê-se “Links de sites com audiolivro de histórias infantis”.
Em tempos de isolamento social é sempre bom ler, contar boas histórias e também ouvi-las! Assim, o Literar com a Infância disponibiliza um arquivo com links em que podem ser encontradas contações de histórias por meio de audiolivros. São livros com o conteúdo narrado por uma voz com a utilização de efeitos sonoros. Não é necessário baixar para ouvir. Basta acessar um dos links e apertar o "play" na janelinha que tiver a história de sua preferência. Venha conhecer e vamos juntos literar?
Links de sites com audiolivros de histórias infantis
- Planejamento infantil: história infantil
- Miojo Mole
- Houdelier
- Toca livros
- Amazon
- YouTube
- Canal UNICEF
(Contação de história por áudio)
3. Poema: Convite - José Paulo Paes
Descrição das imagens: O post é um carrossel composto por quatro imagens, todas com o mesmo fundo. Há um fundo azul-claro e, embaixo, no lado esquerdo, há ondas nas cores azul, verde e branco. Acima dessas ondas há um barco na cor azul. No canto direito inferior há um chão montanhoso, com um coqueiro e uma tartaruga, ambos na cor rosa em diferentes tons. Em cada imagem há um trecho do poema Convite, de José Paulo Paes.
A poesia possibilita o contato do leitor com aquilo que é humano, viver a poesia é viver o mundo! Os versos possuem uma estética por vezes ritmada e o leitor pode se conectar com aquilo que está sendo descrito. A poesia desperta emoções e as mais diversas sensações, o que a torna tão importante para a infância. A leitura poética estimula o desenvolvimento e amplia a forma como a criança vê as coisas à sua volta, a conexão que estabelece com o mundo, além de estimular a imaginação e a criatividade. Os pais e professores são importantes mediadores para que as crianças conheçam e se interessem pela poesia. Com esse “Convite” de José Paulo Paes, sugerimos literar com poemas, com Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Manoel de Barros e tantos outros que em prosa e verso escreveram para crianças!
Convite
Poesia é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
- Poema de José Paulo Paes
(Poemas para brincar. 2ª- ed. São Paulo: Ática, 1991).
4. IGTV: Solta a voz, criança!
Descrição da imagem: A imagem possui fundo marítimo azul claro e desenhos de peixes na lateral superior direita. No centro há o desenho de um balão de diálogo nas cores laranja e salmão escrito "Solta a voz, criança!" Próximo, há o desenho de uma água viva na cor lilás.
Essa galerinha aqui ama leitura! Vivem se aventurando e conhecendo coisas novas! Entre dinossauros, livros e gibis, a imaginação corre solta a cada palavra lida!
O vídeo está disponível em nosso canal do Youtube e no IGTV do nosso Instagram!
Créditos da música: Little Jam by Stefan Kartenberg (c) copyright 2020 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license.
5. Vídeos - contação de história: “Pássaro Amarelo” - Olga de Dios; “Isso não é brinquedo” - Ilan Brenman
Pássaro Amarelo
Isso Não É Brinquedo
Descrição das imagens: O post é um carrossel de duas imagens. A primeira delas tem cores e desenhos que lembram o fundo do mar. No centro há a capa do livro Pássaro Amarelo, com o nome da autora, Olga de Dios. A segunda imagem possui o fundo azul e laranja, com temática de praia. No centro está a capa do livro Isso não é brinquedo! e o nome do autor, Ilan Brenman.
Ser criança é invenção, é simplicidade, é transformação. Para fechar a semana, o Projeto Literar te convida a conhecer a história do Pássaro Amarelo, que não podia voar, mas voou e ajudou os outros a voarem também. Como será que foi isso? E a história Isso não é brinquedo, que mostra como o brincar extrapola nossas definições para o que é o brinquedo! Preparados? Chama as crianças para assistir e vamos juntos literar! Vídeos disponíveis nos links abaixo. O primeiro tem acessibilidade comunicativa em Língua Brasileira de Sinais- Libras, feita pela profa. Lourena Barreto, do IFG.
6. Literar indica: Ser Criança
Gostou dessa temática e quer saber mais? A seguir estão algumas indicações sobre o que é ser criança no mundo da literatura:
- O que é uma criança? - Escrito e ilustrado Beatrice Alemagna; Tradução de Monica Stahel (Editora WMF Martins Fontes, 2010): pequenas coisas que parecem óbvias nas quais poucas vezes prestamos atenção dizem muito e nos explicam com delicadeza o que é uma criança.
- Eu ainda preciso de tudo isso! - Petra Postert; ilustrações de Jens Rassmus (SESI-SP Editora, 2018): porque para uma criança, por trás de pequenos objetos se escondem aventuras fantásticas!
- Os direitos das crianças - Ruth Rocha; iIustrações de Eduardo Rocha (Editora Salamandra, 2014): leitura sobre os direitos das crianças escritos em forma de poemas!
- Quando eu voltar a ser criança - Janusz Korczak (Summus Editorial, 17ª Edição, 1981): leitura obrigatória para todos que querem entender melhor o olha da criança.
- Carvoeirinhos - Escrito e ilustrado por Roger Mello (Editora Companhia das Letrinhas, 2009): a dura realidade das crianças que trabalham nas carvoarias.
- A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de déficit da natureza - Richard Louv (Editora Aquariana, 2016) - para pais e professores: a criança na natureza é uma espécie em extinção. A saúde da criança e a saúde do planeta são inseparáveis.
- Chuva de manga - Escrito e ilustrado por James Rumford (Editora Brinquebook, 2005): a felicidade de uma infância num país tão distante e tão próximo.
- Exercícios de ser criança - Manoel de Barros (Editora Salamandra 1999): é uma obra que fala direto ao coração da criança e da criança que há dentro de cada um de nós.
- Um dia na aldeia: uma história munduruku - Daniel Munduruku; Ilustrações de Maurício Negro (Editora Melhoramentos, 2013): um dia na vida de um menino índio na tribo Munduruku: o que ele faz durante o dia, como brinca com os amigos, como caça, pesca e suas relações.
- A boca da noite - Cristiano Wapichana; Ilustrações de Graça Lima (Editora Zit, 2016): um olhar sobre a infância, a família, o cotidiano e a criatividade do povo Wapichana.
- Desemparedamento da infância - A escola como lugar de encontro com a natureza - Maria Isabel Amando de Barros (Instituto Alana, 2ª edição, 2018): a ressignificação dos espaços da escola para o desenvolvimento e aprendizado da criança com a natureza. Para saber mais, acesse o site Criança e Natureza ou no YouTube.
- Ser criança - Tatiana Belinky | Fafá Conta - Especial de dia das crianças. Assista ao vídeo
- Meu amigo robô - Giselda Laporta Nicolelis; Ilustrações por Dika Araújo (Estante Digital Itaú - Leia para uma criança): a história de uma menina que sonha em ter um amigo de lata e pede para que um “faz-tudo” o construa. O homem fica intrigado, pensando em como atender o pedido da garota, até que em um sonho visualiza o projeto. Disponível no link: euleioparaumacrianca.com.br.
- Se criança governasse o mundo… - Marcelo Xavier (Editora Formato, 7ª edição, 2019): você imagina uma terra governada apenas por crianças? Essa é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência e de muita, muita alegria.