Políticas Públicas Culturais e Cultura de Fronteiras

As relações entre sujeitos são mediadas pela cultura, em um movimento que prevê uma diversidade de fatores, dentre eles as fronteiras geopolíticas e relações político-culturais. Nas nações, grosso modo, mudamos a escala, mas mantemos a gênese relacional. Os eixos de Políticas Públicas Culturais e Cultura de Fronteiras do Seminário Cultura e Pensamento América Latina se debruçaram sobre o tema, buscando construir um pensamento de fronteira como pontos de encontro e de políticas públicas enquanto um campo de possibilidades e fomento a trocas, interações e colaborações.

Neste volume, que integra a Coleção Invenções, os autores contribuem com o pensar e o fazer a cultura, em um olhar atento para os dois eixos mencionados, em uma perspectiva internacional, centrada na identidade cultural latino-americana.

Organizadores

Cleomar Rocha
Magali Guedes de Magela Moura

1

Apresentação

Cleomar Rocha, Media Lab / UFG

Magali Guedes de Magela Moura, Ministério da Cultura

O Pensar e o Fazer CULTURA formam o eixo central do Seminário Cultura e Pensamento, realizado pelo Media Lab / BR e Ministério da Cultura, em Goiânia. O Seminário, programa ministerial que até aqui se realizava em edições regionais, articula pensadores e fazedores, artistas e pesquisadores, promotores e realizadores da cultura para, juntos, compartilharem suas impressões e experiências.

Norteados por quatro eixos temáticos - Cultura Digital, Políticas Culturais, Econo mia da Cultura e Cultura das Fronteiras -, representantes de oito países se revezavam nas mesas temáticas para problematizar e apresentar o fazer o pensar cultura em seus países, na construção e difusão de práticas culturais nacionais.

A riqueza das discussões tidas nesse encontro se perde em parte, dada a dinâmica das exposições orais, cujos elementos de linguagem se agrupam em enunciados e enunciações complementares. Não obstante essa perda, este livro guarda o pensamento que originou tais discussões, na forma dos textos dos vários convidados expositores, articulando não apenas os eixos do Seminário, mas as inquietações que resultam em um pulsar próprio da cultura, que não se limita ao fazer artístico, mas se abre como base para assentar modos de pensar, de fazer, de se comportar e de compreender a vida em sociedade.

É nessa confluência do fazer e do pensar a cultura que o Seminário Cultura e Pensamento, edição América Latina, buscou articular, juntando agora o pensamento construído em torno de seus eixos temáticos e o leitor, em diálogos abertos e propositores, construtores de culturas do pensar.

O Ministério da Cultura do Brasil, a Universidade Federal de Goiás e o Media Lab / BR agradecem aos convidados autores desse livro, que se torna fruto e semente, e convidam o leitor para que se torne mente fértil, capaz de fazer brotar uma América Latina culturalmente sólida, crítica, plena e dialógica.