Referências

58

ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: SENAC, 2005.

ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Telepresença: interaçao e interface. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2005.

ASCOTT, Roy (ed.) Art, Technology, Consciousness. Bristol, UK: Intellect Books, 2000.

ASCOTT, Roy (ed.) Reframing Consciousness - Art, Mind and Technology. Exeter, UK: Intellect Books, 1999.

ASCOTT, Roy. Telematic Embrace: visionary theories of art, Technology, and Consciousness. Berkeley: Univerisity of California Press, 2003.

BAECKER, Ronald et al. (edts). Readings inHuman-Computer Interaction: Toward the Year 2000. 2nd ed. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann, 1995.

BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini e BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Interfaces para Comunicação Eletrônica e o Contexto da Criança. In: Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação., v.1 – Rio de Janeiro: EntreLugar, 1999. (771-785)

CHEN, Michael; LEAHY, Frank. A Design for Supporting New Input Devices. In: LAUREL, Brenda (ed.) The Art of Human-Computer Interface Design. Massachusetts: Addison-Wesley, 1990.(299-308)

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro, Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes).

DIEBNER, Hans H.; DRUCKREY, Timothy e WEIBEL, Peter (eds.). Sciences of the Interface. Tübingen, Genista, pp. 282-291.

DOMINGUES, Diana. A vida com as interfaces da era pós-biológica: o animal e o humano. In: DOMINGUES, Diana (Org.) Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003. p. 95-114.

DOMINGUES, Diana. Ciberestética e a engenharia dos sentidos na Software Art. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.) Estéticas Tecnológicas – novos modos de sentir. São Paulo: EDUC,
2008. (55-82)

DOMINGUES, Diana. Criação e Interatividade na Ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002.

EDUARDO KAC. Catálogo. Institut Valencià d’Art Modern. Valencia: IVAM, 2007.

EMOÇÃO ART.FICIAL 3.0: Interfaces cibernéticas. Org. Itaulab. Catálogo. São Paulo: Itaú Cultural, 2007.

ERICKSON, Thomas D. Working with Interface Metaphors. In: LAUREL, Brenda (ed.) The Art of Human-Computer Interface Design. Massachustts: Addison-Wesley, 1990. (65-73)

FORD, Rob; WIEDERMANN, Julius. (eds.) Guidelines for Online Success. Köln: Taschen, 2008.

FRANCASTEL, Pierre. Art and Technology in the Nineteenth and Twentieth Centuries. New York: Zone Books, 2003.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Trad. Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosacnaify, 2007.

GALITZ, Wilbert O. The Essential Guide to User Interface Design. New York: Wisley, 2002.

GAVER, Willian W. Auditory Interfaces. In: HELANDER, Martin G.; LANDAUER, Thomas K.; PRABHU, Prasad V. (eds). Handbook of Human-Computer Interaction. Amsterdan: Elsevier, 1997. (1003-1041) GIANNETTI, Claudia (ed.) Ars Telematica: Telecomunicación, Internet y Ciberespacio. Barcelona: L’Angelot, 1998.

GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: sintopía del arte, la ciencia y la tecnología. Barcelona: Lángelot 2002.

GIANNETTI, Claudia (ed.) Media Culture. Barcelona: L’Angelot, 1995.

GOIFMAN, Kiko. Valetes em slow motion – a morte do tempo na prisão: imagens e textos. Campinas, SP: UNICAMP, 1998.

GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP, SENAC, 2007.

HACKOS, JoAnn T.; REDISH, Janice C. User and Task Analysis for Interface Design. New York: Wiley Computer, 1998.

HELANDER, Martin G.; LANDAUER, Thomas K; PRABHU, Prasad V. (edts) Handobook of Human-Computer Interaction. 2nd. Ed. Amsterdan: Elsevier, 1997.

HEIM, Michael. The metaphysic of virtual reality. Oxford: Oxford University Press, 1993.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Trad. Maria Luísa X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KERCKHOVE, Derrick de. A Arquitetura da inteligência: interfaces do corpo, da mente e do mundo. In: DOMINGUES, Diana (Org.) Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003. p. 15-26.

KISSELEVA, Olga. Cyberart: un essai sur lárt du dialogue. Paris: L’Harmattan, 1998.

LAUREL, Brenda (ed.) The Art of Human-Computer Interface Design. Massachustts: Addison-Wesley, 1990.

LAUREL, Brenda. Computers as Theatre. Massachusetts: Addison-Wesley, 1993.

LAUREL, Brenda. Interface Agents: Metaphors with Character. In: LAUREL, Brenda (ed.) The Art of Human-Computer Interface Design. Massachusetts: Addison-Wesley, 1990.(355-365)

LEMOS, André. A comunicação das coisas:  internet das coisas e teoria ator-rede - etiquetas de radiofrequência em uniformes escolares na Bahia. In: SIMSOCIAL, 2012, Salvador, Bahia, Anais... Salvador: 2012. p. 18-47.

LEMOS, André. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (Orgs.) Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p. 135-149.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: ed. 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: ed. 34, 1996. (Coleção TRANS).

LOVERJOY, Margot. Postmodern Currents; Art and Artists in the Age of Electronic Media. 2nd ed. New Jersey: Prentice Hall, 1997.

MAEDA, John. The Laws of Simplicity. Cambridge: MIT Press, 2006.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Massachusetts: MIT Press, 2000.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco J. Autopoiesis and cognition: the realization of the living. Dordrecht: D. Reidel Publishing Company, 1980.

MAYER, Paul A. Computer-Mediated Interactivity: a Social emiotic Perspective. In: Convergence: The Journal of Research into New Media Technologies. Vol. 4, number 3. University of Luton Press, UK, Autum 1998, pp. 40-58.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAN, T (1981). The command language grammars: a representantion for the user interface of interactive computer systems. Internacional Journal of Man- Machine Studies, 15, 3-50.

MORVILLE, Peter; ROSENFELD, Louis. Information Architecture for the World Wide Web. 3th. Ed. Sebastopol, CA, US: O’Reilly, 2007.

MOUNTFORT, S. Joy; GAVER, William W. Talking and Listening to Computers. In: LAUREL, Brenda (ed.) The Art of Human-Computer Interface Design. Massachusetts: Addison-Wesley, 1990.(319-334)

MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

MURRAY, Janet H. Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. Cambridge (MA): The MIT Press, 2012.

NORMAN, Donald A. The Design of Everyday Things. London: The MIT Press, 2000. (original: NORMAN, Donald A. The Psychology of Everyday Things. New York: Basic Books, 1988.)

NORMAN, Donald A. Why Interfaces Don’t Work: The Art of Human-Computer Interface Design. Ed. Brenda Laurel. Reading: Addison-Wesley, 1990. (209- 220).

NORMAN, Donald A; DRAPER, Stephen W. (eds) User-Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction. Hillsdale: Erlbaum, 1986. p. 67-86.

PARAGUAI, Luisa. Tecnologias móveis: circulação e comunicação. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.) Estéticas Tecnológicas – novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008. p. 249-262.

PALÁCIOS, Marcos. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (Orgs.) Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p. 253-261.

PIGNATARI, Décio. Signagem da televisão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

POLD, Soren. Interface Realisms: The Interface as Aesthetic Form. Disponível em:<URL http://muse.jhu.edu/login?uri=/journals/pmc/v015/15.2pold.html>. Acesso em: 25 mar.2008.

POSTER, Mark. The second media age. Cambridge: Polity Press, 1995.

RASKIN, Jef. The Humane Interface: New Directions for Designing Interactive Systems. Boston: Addison-Wesley, 2000.

RIESER, Martin; ZAPP, Andrea (eds). New Screen Media: Cinema/Art/Narrative. London: Britsh Film Institute, 2002.

ROCHA, Cleomar. Da singularidade da arte tecnológica. In: Revista VIS. v.12, n. 2. Brasília, DF: PPG Arte da UnB, jul/dez. 2013. p. 49-55.

ROCHA, Cleomar. Estéticas tecnológicas e Interfaces Computacionais. In: VENTURELLI, Suzete (Org.) Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte. Brasília: PPG em Arte, 2008.

ROCHA, Cleomar. Interfaces computacionais. In: Anais do 17º Encontro Nacional da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Florianópolis: UDESC, 2008. (1651-1662)

ROCHA, Cleomar. O imanente e o inacabado: entre as dimensões sensível e pragmática da experiência estética em arte tecnológica. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.). Estéticas Tecnológicas – novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008. (127-132)

ROCHA, Cleomar. Três concepções de ciberespaço. In: Edgar Franco (Org). Poéticas Visuais e Processos de Criação. Goiânia: Núcleo Editorial – FAV/UFG, 2011. (pp. 71-83).

ROCHA, Cleomar. Pontes, janelas e peles: compreensão e experiência com interfaces computacionais. In: Anais do 6º SOPCOM / 4º IBERICO. Portugal: Universidade Lusófona, 2009.

ROCHA, Cleomar. Pontes, janelas e peles: perspectivas: cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Goiânia: FUNAPE: UFG, Media Lab, CIAR, 2014.

ROCHA, Heloisa Vieira da; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003.

RÖLLER, Nils; SIELINSKY, Siegfried. On the difficulty to think twofold in one. In: DIEBNER, Hans H.; DRUCKREY, Timothy; WEIBEL, Peter (eds.). Sciences of the Interface. Tübingen: Genista. pp. 282-291.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educaçao. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. 4. ed. São Paulo: Experimento, 2003.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004. (Comunicação).

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfred. Imagem, Cognição, semiótica, mídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.) Estéticas Tecnológicas – novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.

SHEDROFF, Nathan. Experience Design 1. Indianapolis: New Riders, 2001.

SOMMERER, Christa; MIGNONNEAU, Laurent. Recunciar al control – la interacción y la evolución el las obras de arte interactivas de Sommerer y Mignonneau. In: MOLINA, Angela; LANDA, Kepa (eds). Futuros Emergentes; arte, interactividad y nuevos medios. CAiiA – STAR. Valencia: Institució Alfons el Magnànim – Diputación de València, 2000.(25-34)

SOUZA, Clarisse Sieckenius de et al. Projeto de Interfaces de Usuário: Perspectivas Cognitivas e Semióticas. In: Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação., v.2 – Rio de Janeiro: EntreLugar, 1999. p. 425-476.

TANENBAUM, Andrew S. Structured Computer Organization. 2. ed. London: Prentice-hall, 1984.

VERAS, Sérgio Bicudo. Interfaces e convergência digital. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.) Estéticas Tecnológicas – novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008. p. 231-248.

WEIBEL, Peter. The World as Interface: toward the construction of context- controlled event-worlds. In: DRUCKREY, Timothy (Org.) Electronic Culture: Technology and Visual Representation. New York: Aperture Foundation, 1996.

WHITE, George M. Natural Language Understanding and Speech Recognition In: DIAPER, D. et al (editors). Human-Computer Interaction - INTERACT ’90. Holland: Elsevier Science Publishers, 1990. (pp. 554-563)

Filmografia

AVATAR. Direção e Roteiro: James Cameron. Produção: James Cameron e Jon Landau. Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang. EUA: Twentieth Century- Fox Film Corporation Lightstorm Entertainment / Giant Studios, 2009. 1 DVD (162min).

THE MATRIX. Direção e Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski. Produção: Joel Silver. Elenco: Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Joe Pantoliano, Marcus Chong. EUA: Warner Bros, 1999. 1 DVD (136min).