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Protocolo 07:
Sapiens: Aprendendo Conceitos Básicos de Evolução

Dhiôvanna Corrêia Rocha
James Fagno Arrais
Nathany Ribeiro Lima dos Santos
Sara Pereira
Laura Raniere Borges dos Anjos
Angela Adamski da Silva Reis
Rodrigo da Silva Santos

Introdução

De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2016), as expectativas de aprendizagem de Biologia Evolutiva estão relacionadas à integração dos eixos temáticos de Evolução e Ecologia, levando o aluno a entender que os seres vivos passam por transformações dinâmicas das formas de vida em sua diversidade e em seu tempo geológico.

Neste sentido, o estudo de Evolução é importante por integrar diversas subáreas do conhecimento biológico e proporcionar a compreensão e unificação dos inúmeros fenômenos relacionados à vida. Por isso, é essencial que alunos do Ensino Básico desenvolvam a noção de transformação dos seres vivos ao longo das gerações, de populações e de organismos como unidades evolutivas, bem como a transmissão dessas alterações pelo material genético, ou seja, é necessário que compreendam a evolução em seu sentido mais amplo.

Apesar da importância, estes eixos temáticos são abordados, normalmente, de forma pontual dentro da disciplina de Biologia e, na maioria das vezes, sofre influência de fatores sociais e religiosos da própria comunidade escolar. Em alguns casos, este conteúdo intrínseco a grade curricular de alunos do 3º ano do Ensino Médio, nem chega a ser abordado ou é feito de forma simplista demonstrando apenas conceitos teóricos sobre darwinismo e lamarckismo. Como resultado, os alunos concluem o ensino regular apresentando pouco conhecimento sobre Evolução e, muitas vezes, um conhecimento equivocado e confuso.

Objetivos

Nessa perspectiva, o jogo Sapiens tem como objetivo:

Materiais

Os materiais necessários para o jogo incluem:

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Procedimentos

  1. Número de participantes: 2 a 6 jogadores, devido a quantidade de espécies representadas no tabuleiro
  2. Os alunos usarão o dado para definir quem inicia a partida. Quem tirar a maior numeração será o primeiro, e assim sucessivamente, seguindo a ordem, do maior número tirado, para o menor.
  3. Cada aluno, arremessa o dado apenas uma vez por rodada, o número tirado indica a quantidade de casas que o jogador irá seguir.
  4. Ao andar pelo tabuleiro, irão se deparar com casas contendo informações contextuais (cor azul) e/ou, casas com penalidade, denominadas de má sorte (cor vermelha).
  5. Quando cair na casa da má sorte, deverá ficar uma jogada sem jogar
  6. Quando o jogador se encontrar com uma bifurcação, terá que girar a roleta das direções, onde será decidido para qual lado deve seguir no tabuleiro
  7. Após passar de um ponto de especiação, irá se deparar com as casas azuis, independentemente de cair nela ou não, o aluno deverá tirar uma carta Sapiens.info.
  8. Ganha quem chegar primeiro ao final de um ramo, mas para destacar que todas as espécies são viventes e, portanto, igualmente evoluídas. Assim que o jogador chegar no fim ele deve falar como conseguiu ser um sobrevivente, falando das características adquiridas para viver em seu determinado ambiente para os colegas.
  9. Em todo o processo, o professor deve fazer a mediação, lendo a carta da história inicial e as demais, à medida que for passando pelos grupos.

Avaliação

  1. O que é um cladograma e qual sua importância na representação do processo evolutivo?
  2. O que são apomorfias?
  3. Elabore um cladograma representando as relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2016.

DUDA, P.; ZRZAVÝ, J. Evolution of life history and behavior in Hominidae: Towards phylogenetic reconstruction of the chimpanzee–human last common ancestor. Journal of Human Evolution, p.424–446, 2013.

LANG, K. C; STOINSKI, T. (2005) Gorilla Gorilla. Disponível em: http://pin.primate.wisc.edu/factsheets/entry/gorilla Acesso em: 15 de outubro de 2017.

STROBE, B. Pongo pygmaeus bornean orangutan. Disponível em: http://animaldiversity.org/accounts/Pongo_pygmaeus/ Acesso em: 15 de outubro de 2017.