126

Protocolo 05:
Aprendendo evolução: “A caça ao tesouro no Jardim Zoológico”

Álvaro Tito da Costa Dias
Jackeline Silva Nunes
Laura Raniere Borges dos Anjos
Angela Adamski da Silva Reis
Rodrigo da Silva Santos

Introdução

Jogos didáticos funcionam como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que favorecem a construção do conhecimento pelos próprios alunos. Teóricos da educação defendem que é possível aliar o prazer e desafio de jogos didáticos ao processo educativo resultando, assim, em um aprendizado mais significativo

Neste aspecto, o grande desafio do professor é realizar uma abordagem prática pautada em diferentes níveis de experiência pessoal e social, mas ao mesmo tempo estimular a personalidade, criatividade e autoconfiança dos alunos. Este tipo de metodologia exige do professor uma preparação mais intensa para confecção e elaboração dos jogos, além é claro de investimentos econômicos maiores, o que nem sempre é possível.

O ensino de biologia, em específico a abordagem dos temas de evolução e zoologia, geralmente é tradicional e centralizado em conteúdos complexos e extensos. Esta abordagem exige dos alunos grande esforço para memorização de nomes e conceitos e pouco espaço para manifestação da criatividade e habilidade de associação interdisciplinar. Tudo isso, muitas vezes, torna o processo de ensino-aprendizagem em biologia desinteressante e monótono.

Objetivos

Sendo assim, o objetivo desta proposta é:

Materiais

Procedimentos

Informações: Tempo estimado do jogo é de, aproximadamente, 2h e 30min. O jogo proposto deve ser realizado num espaço de educação não formal, a exemplo o Jardim Zoológico. Recomenda-se que o caça ao tesouro seja aplicado preferencialmente aos alunos do 3° ano do ensino médio, que já tenham conhecimento sobre o conteúdo de evolução.

Etapas do jogo:

Informações adicionais: Atividades extraclasse promovidas pelas escolas, como visita ao Jardim zoológico, sempre necessitam do suporte pedagógico por parte de muitos professores. Nesta atividade proposta será preciso a participação de vários professores, além do próprio professor de Biologia “Mestre dos magos”. É preciso que os mesmos sejam previamente posicionados em locais estratégicos dentro do jardim zoológico. Com a chegada das equipes a estes locais, os professores deverão ler a folha de pergunta para o grupo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio da participação, interação e desempenho na resolução de perguntas e enigmas. A exemplo de enigmas e perguntas, têm-se:

1º Enigma: Olá! Seja bem vindos a essa aventura emocionante aqui você receberá enigmas que foram criados para testar sua capacidade de observação, dedução, lógica e agilidade, com intuito de solucionar os problemas da natureza. Vamos lá!

Sou um mamífero com o pelo negro e a face pelada cor de carne vermelha. Tenho uma Cabeça pequena com tufos de pelos na região das orelhas descendo em uma faixa até o queixo (como uma barbinha), meus pelos do alto da cabeça são voltados para a frente e formam uma franja na altura das minhas sobrancelhas. Meus braços e minhas pernas são bastante compridos, minhas são mãos grandes e tenho dedos finos e costumo ficar pendurados em galhos, balançando pela minha cauda longa e preênsil, que uso bastante ao me movimentar entre os galhos, sendo considerada minha quinta mão. Estou em um recinto cercado de água por todos os lados. Então já sabe quem eu sou! Encontre-me e terá sua primeira jóia!

Resposta: Macaco Aranha.

129

1 º Pergunta: Muito bem você me encontrou agora vou lhe entregar sua primeira jóia. Foi fácil me encontrar agora quero ver você responder essa pergunta! Eu sou um platirrinos macaco da infraordem Platyrrhini, do grego platys, achatado; e rinós, nariz; que têm nariz achatado sou do novo mundo (América do sul e central) , meus ancestrais os catarrinos da infraordem Catarrhini, do grego katá, para baixo; e rinós, nariz; que têm nariz para baixo, compreendem atualmente as superfamílias Cercopithecoidea, os babuínos, gorilas, mandris, colobos, etc., também chamados macacos do Velho Mundo (África) e Hominoidea (os grandes macacos), atravessaram o oceano Atlântico em jangadas naturais e invadiram o continente sul-americano. Nessa época, além da maior proximidade entre a África e a América do Sul, o nível do mar era bem mais baixo que o atual. Algumas cadeias de montanhas, hoje submersas pelo Oceano Atlântico, teriam então ficado expostas como ilhas, facilitando a dispersão dos meus parentes macacos originários do continente africano. Por ficarmos milhões de anos sem contato quase não nos reconhecemos aqui no Zoo de Goiânia porque agora somos espécies diferentes. Diga-me qual processo de especiação ocorreu primeiro para formação das duas espécies ?

Referências

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2003. 295 p.

DUARTE, M. 10 curiosidades sobre jacarés e crocodilos. Guia dos Curiosos. Disponível <http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/2035/1/jacare-e-crocodilo.html>. 2016.

JOHN, L. MEDICI, P; Minha amiga é uma anta. Cartilha educativa do Zoologico da Bahia. 2014.

JORGE et al.; Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009.

MORAIS, N. C. B.; FONTANA, J. S.; CALSA, G. C. O jogo Perfil e a formação de esquemas de pensamento na escola. In: I Encontro de Pesquisa em Educação - IV Jornada de Prática de Ensino - XIII Semana de Pedagogia da UEM, 2006, Maringá. Anais... Maringá: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC: Departamento de Teoria e Prática da Educação, 2006. v. 11. p. 379-38.