Protocolo 05:
Aprendendo evolução: “A caça ao tesouro no Jardim Zoológico”
Álvaro Tito da Costa Dias
Jackeline Silva Nunes
Laura Raniere Borges dos Anjos
Angela Adamski da Silva Reis
Rodrigo da Silva Santos
Introdução
Jogos didáticos funcionam como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que favorecem a construção do conhecimento pelos próprios alunos. Teóricos da educação defendem que é possível aliar o prazer e desafio de jogos didáticos ao processo educativo resultando, assim, em um aprendizado mais significativo
Neste aspecto, o grande desafio do professor é realizar uma abordagem prática pautada em diferentes níveis de experiência pessoal e social, mas ao mesmo tempo estimular a personalidade, criatividade e autoconfiança dos alunos. Este tipo de metodologia exige do professor uma preparação mais intensa para confecção e elaboração dos jogos, além é claro de investimentos econômicos maiores, o que nem sempre é possível.
O ensino de biologia, em específico a abordagem dos temas de evolução e zoologia, geralmente é tradicional e centralizado em conteúdos complexos e extensos. Esta abordagem exige dos alunos grande esforço para memorização de nomes e conceitos e pouco espaço para manifestação da criatividade e habilidade de associação interdisciplinar. Tudo isso, muitas vezes, torna o processo de ensino-aprendizagem em biologia desinteressante e monótono.
Objetivos
Sendo assim, o objetivo desta proposta é:
- associar o ensino de evolução e zoologia a partir de uma abordagem prática;
- estimular a capacidade de concentração dos educandos;
- valorizar o trabalho em equipe, estimulando a cooperação e união entre membros da equipe;
- propiciar aos educandos a oportunidade de testar seus conhecimentos interdisciplinares;
Materiais
- Bolinhas de gude, pedras coloridas ou miçangas em quantidade abundante para simbolizar as “pedras preciosas”;
- Bolinhas de plástico brancas que simbolizem as “pérolas do jogo”;
- Cartões contendo perguntas e enigmas criados de acordo com os aspectos do jogo;
- Uma caixa de sapato decorada para representar a “grande arca do tesouro”
- 05 (cinco) tapetes simbolizando a cadeia dos caçadores;
- Mapas (impressos) do jardim zoológico;
- 01 (um) recurso tecnológico (notebooks, tablets, celulares, etc) com acesso a internet para cada equipe
- Folha de gabaritos para cada professor “mago”;
Procedimentos
Informações: Tempo estimado do jogo é de, aproximadamente, 2h e 30min. O jogo proposto deve ser realizado num espaço de educação não formal, a exemplo o Jardim Zoológico. Recomenda-se que o caça ao tesouro seja aplicado preferencialmente aos alunos do 3° ano do ensino médio, que já tenham conhecimento sobre o conteúdo de evolução.
Etapas do jogo:
- Os alunos (caçadores) devem ser divididos em equipes de até 5 pessoas.
- O jogo consistirá em oito rodadas, sendo cada uma composta por um enigma e uma pergunta.
- As equipes terão que se esforçar por solucionar o enigma de cada rodada do jogo. Sendo assim, a equipe que mais rapidamente desvendar o enigma conquistará um pequeno tesouro.
- A equipe ainda terá que vencer mais um desafio que é o de responder a uma questão relacionada à evolução dos seres vivos. A resolução de tal questão enriquecerá ainda mais a equipe que ganhará mais um pequeno tesouro. Assim a cada rodada do jogo os caçadores poderão conquistar até 2 tesouros.
- O tesouro para a resolução do enigma consistirá no recebimento de 2 “pérolas”, enquanto que a resposta correta da pergunta relacionada à evolução dos seres vivos premiará a equipe com até 3 “pedras preciosas”. As perguntas quando respondidas corretamente na primeira tentativa darão o direito da equipe receber 3 pedras preciosas. Se a resposta correta for dada na segunda tentativa, receberão 2 pedras preciosas. Caso a resposta correta ocorra na terceira tentativa, a equipe receberá somente uma pedra. 127
- Se eventualmente a equipe não conseguir responder corretamente a pergunta nem mesmo na terceira e última tentativa esta equipe será penalizado. A penalidade irá depender das conquistas da equipe nas rodadas anteriores.
- Se ocasionalmente uma equipe solucionar o enigma da rodada, entretanto errar a resposta da pergunta, esta equipe perderá uma de suas “pedras preciosas” e uma de suas “pérolas”.
- Se a equipe que errou a resposta da pergunta possuir pérolas menos que 3 pérolas, o grupo continuará com suas pérolas, no entanto serão impedidos de ir em busca da solução do enigma da próxima rodada durante 5 minutos, ficando aprisionados na “cadeia” dos caçadores.
- A cadeia dos caçadores consistirá de uma espécie de repouso para a equipe sobre alguns tapetes/colchonetes até poderem retornar ao jogo.
- Caso duas ou mais equipes resolvam o enigma simultaneamente, todas as equipes receberão as duas pérolas a qual tem o direito. Entretanto, somente uma das equipes terá o direito de responder a pergunta, acumulando ainda mais os seus tesouros.
- Para a ocorrência do desempate, as equipes contarão somente com a sorte! Sendo que o professor lançará um dado e as equipes empatadas escolherão apenas um número. O número que primeiro aparecer na face do dado voltada para cima, ganhará o direito de responder a pergunta e consequentemente terá chances de aumentar as suas riquezas
- Cada equipe receberá um mapa do jardim zoológico impresso para que possam explorar com maior agilidade o espaço.
- Será permitido ainda que as equipes utilizem ferramentas digitais de pesquisa (notebooks, tablets, celulares, etc) durante o jogo. Os instrumentos digitais poderão auxiliá-los na consulta de informações para que possam chegar às respostas corretas.
- Se a equipe que solucionou o enigma experimentar muita dificuldade para responder a pergunta mesmo após a consulta na internet, o professor de Biologia que será nomeado como o “Mestre dos magos”, poderá fornecer uma pista ao grupo. Mas esta pista terá um preço: a equipe solicitante terá que pagar ao Mestre dos magos uma “pedra preciosa e uma pérola”. De modo que, poderão consultar o Mestre dos magos, equipes que já tenham conquistado ao menos uma pedra preciosa.
- A equipe vencedora será a que acumular mais tesouros no final do jogo e, portanto, conquistar o direito de abrir a “grande arca do tesouro”.
- No interior da arca haverá um bilhete em que constará a premiação da equipe vencedora. Esta premiação fica a critério da escola definir qual será, no entanto sugerimos que sejam pequenas cestas de chocolates, um vale lanche a cada membro da equipe, ingressos para a ida ao cinema, etc.
- Considerando que as equipes passarão por momentos diversos no jogo que inclusive os farão perder pérolas e pedras preciosas, serão atribuídas pontuações a esses pequenos tesouros. Sendo que cada pérola terá de um valor de 10 pontos e cada pedra preciosa valerá 20 pontos.
- Os enigmas serão as pistas para que as equipes possam chegar aos locais em que estarão localizadas as perguntas sobre aspectos evolutivos relacionados aos animais vertebrados e deverão ser lidas pelo Mestre dos magos em todas as rodadas. Deste modo, a solução dos enigmas significa raciocinar para chegar a um determinado local no jardim zoológico em que se encontrará um certo animal relacionado a pergunta que lhes será feita. 128
- Momento relâmpago: Para assegurar que as equipes não explorem o zoológico simplesmente procurando pelos professores já conhecidos por eles, o enigma será lido pelo “Mestre dos magos” (num local afastado do ponto de solução do enigma) e os grupos só serão liberados para saírem em busca do local relacionado ao enigma após terem cumprido o “momento relâmpago”.
- Este momento consistirá em um tempo de 5 minutos cronometrados pelo professor de biologia/ mestre dos magos e deve ser utilizado para que os membros de cada equipe possam se reunir e refletir sobre a solução do enigma. Passado o momento relâmpago o mestre dos magos deverá com um som de apito sinalizar que as equipes estão liberadas para ir em busca da solução do enigma.
- Cabe ressaltar que os caçadores aprisionados na cadeia por não acertar determinada pergunta objetiva ou mesmo subjetiva, ainda ficará impedido de sair em busca da solução dos enigmas por mais 5 minutos após o apitar do mestre dos magos. Portanto, o mestre dos magos deverá cronometrar 10 minutos para a equipe prisioneira voltar ao jogo.
Informações adicionais: Atividades extraclasse promovidas pelas escolas, como visita ao Jardim zoológico, sempre necessitam do suporte pedagógico por parte de muitos professores. Nesta atividade proposta será preciso a participação de vários professores, além do próprio professor de Biologia “Mestre dos magos”. É preciso que os mesmos sejam previamente posicionados em locais estratégicos dentro do jardim zoológico. Com a chegada das equipes a estes locais, os professores deverão ler a folha de pergunta para o grupo.
Avaliação
Os alunos serão avaliados por meio da participação, interação e desempenho na resolução de perguntas e enigmas. A exemplo de enigmas e perguntas, têm-se:
1º Enigma: Olá! Seja bem vindos a essa aventura emocionante aqui você receberá enigmas que foram criados para testar sua capacidade de observação, dedução, lógica e agilidade, com intuito de solucionar os problemas da natureza. Vamos lá!
Sou um mamífero com o pelo negro e a face pelada cor de carne vermelha. Tenho uma Cabeça pequena com tufos de pelos na região das orelhas descendo em uma faixa até o queixo (como uma barbinha), meus pelos do alto da cabeça são voltados para a frente e formam uma franja na altura das minhas sobrancelhas. Meus braços e minhas pernas são bastante compridos, minhas são mãos grandes e tenho dedos finos e costumo ficar pendurados em galhos, balançando pela minha cauda longa e preênsil, que uso bastante ao me movimentar entre os galhos, sendo considerada minha quinta mão. Estou em um recinto cercado de água por todos os lados. Então já sabe quem eu sou! Encontre-me e terá sua primeira jóia!
Resposta: Macaco Aranha.
1291 º Pergunta: Muito bem você me encontrou agora vou lhe entregar sua primeira jóia. Foi fácil me encontrar agora quero ver você responder essa pergunta! Eu sou um platirrinos macaco da infraordem Platyrrhini, do grego platys, achatado; e rinós, nariz; que têm nariz achatado sou do novo mundo (América do sul e central) , meus ancestrais os catarrinos da infraordem Catarrhini, do grego katá, para baixo; e rinós, nariz; que têm nariz para baixo, compreendem atualmente as superfamílias Cercopithecoidea, os babuínos, gorilas, mandris, colobos, etc., também chamados macacos do Velho Mundo (África) e Hominoidea (os grandes macacos), atravessaram o oceano Atlântico em jangadas naturais e invadiram o continente sul-americano. Nessa época, além da maior proximidade entre a África e a América do Sul, o nível do mar era bem mais baixo que o atual. Algumas cadeias de montanhas, hoje submersas pelo Oceano Atlântico, teriam então ficado expostas como ilhas, facilitando a dispersão dos meus parentes macacos originários do continente africano. Por ficarmos milhões de anos sem contato quase não nos reconhecemos aqui no Zoo de Goiânia porque agora somos espécies diferentes. Diga-me qual processo de especiação ocorreu primeiro para formação das duas espécies ?
- A) Isolamento geográfico
- B) Isolamento reprodutivo
- C) Isolamento ancestral
- D) Isolamento genético
Referências
ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2003. 295 p.
DUARTE, M. 10 curiosidades sobre jacarés e crocodilos. Guia dos Curiosos. Disponível <http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/2035/1/jacare-e-crocodilo.html>. 2016.
JOHN, L. MEDICI, P; Minha amiga é uma anta. Cartilha educativa do Zoologico da Bahia. 2014.
JORGE et al.; Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009.
MORAIS, N. C. B.; FONTANA, J. S.; CALSA, G. C. O jogo Perfil e a formação de esquemas de pensamento na escola. In: I Encontro de Pesquisa em Educação - IV Jornada de Prática de Ensino - XIII Semana de Pedagogia da UEM, 2006, Maringá. Anais... Maringá: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC: Departamento de Teoria e Prática da Educação, 2006. v. 11. p. 379-38.