Protocolo 04:
Corrida da Evolução: O uso de jogos biológicos na educação
Rosa Paula Simões
Bruna Souza Cunha
Laura Raniere Borges dos Anjos
Angela Adamski da Silva Reis
Rodrigo da Silva Santos
Introdução
A publicação de “Origem das espécies”, por Charles Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, em 1859 impulsionou os estudos em evolução para além do que os naturalistas da época estavam habituados. Desde então, a evolução tornou-se um novo ramo de estudo que integra-se a zoologia, botânica e a citologia.
Anterior a Darwin, os estudos evolucionistas caminhavam a passos lentos e, mesmo quando novas evidências surgiram, a teoria da evolução sofreu resistência de boa parte da comunidade científica. Opositores buscavam deturbar a Teoria da Evolução por meio de embasamento religioso, o que só foi minimizado após a utilização de novas tecnologias nas pesquisas.
Atualmente o estudo da biologia vem expandindo, e novas tecnologias têm sido incorporadas nesta prática. Com isso as formas de pesquisa vão se modernizando, o que representa uma estratégia facilitadora para estudos mais detalhados e minuciosos. Novos campos de estudo, como a Filogenia, vêm se tornando mais eficientes e fundamentando evidências incontestáveis para reforçar a Teoria da Evolução.
Objetivos
- Facilitar a compreensão do papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos e na organização taxonômica dos seres vivos;
- Facilitar a fixação de conceitos teóricos sobre o assunto;
- Compreender os conceitos evolutivos para explicar determinadas características dos seres vivos;
- Desenvolver a comunicação e expressão dos alunos, e estimular o interesse por atividades lúdicas.
Materiais
- Impressão do molde de tabuleiro (anexo)
- Impressão dos moldes de cartas de ação (anexo)
- Impressão dos moldes de avatar (anexo )
- Dados
Procedimentos
Informações: A corrida da evolução é uma atividade voltada para alunos, a partir de 13 anos, que já possuem embasamento teórico necessário para romper os obstáculos impostos pelo jogo. O jogo inicia no habitat marinho, no qual o avatar é um ser unicelular, e vai necessitar de fatores ambientais e evolutivos, que poderão ser encontrados nas cartas do jogo no decorrer do tabuleiro. O ideal é que participem até 4 jogadores.
- Cada jogador deve selecionar um avatar para iniciar o jogo.
- Começa a jogar quem tirar o valor mais alto no lançamento de dados.
- Cada jogador deve mover seu avatar de acordo com o número de posições indicadas pelo lançamento do dado.
- O Tabuleiro é autoexplicativo, ao passar pelos sinais amarelos e vermelho, o jogador ganhará características evolutivas, salta 3 casas e tem direito a pegar uma carta de ações
- Após a primeira volta, o avatar é substituído por outro indicando processo de evolução.
- Ao finalizar uma volta ou passar pelo início, cada jogador deve pegar uma carta especial que indicará em qual ambiente ocorrerá a evolução da espécie.
- Após a segunda volta, o avatar é novamente substituído por outro indicando processo de evolução.
- Cartas especiais definem qual será o avatar do jogador na próxima rodada, e deve-se ficar atento ao tipo de evolução.
- Após a segunda volta, o avatar é novamente substituído por outro, indicando processo de evolução. 125
- O jogador que completar a 3ª volta primeiro, ganha o jogo.
- Em caso de empate, ganha quem tiver ganhado mais cartas no decorrer do jogo.
- Cartas especiais possuem evolução para os três ambientes, a evolução só vale para o ambiente que você está.
- Cartas são tiradas e, caso termine as cartas, elas devem ser devolvidas ao baralho e embaralhadas novamente.
Etapas do jogo:
Avaliação
- A evolução é uma teoria ou uma lei natural?
- A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.
- Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
- Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
- Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
- Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
- Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.
Referências
CARVALHO, R.; SOARES, M. H. F. B. A polêmica Evolução biológica x Criacionismo na formação inicial do docente em Ciências Biológicas. In: GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. de D.; SILVA, K. M. A. e. (Orgs.). Formação de professores de Biologia: os desa(fios) da trama. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. Cap. 8, p. 149-173.
LONGO, V.C.C; Vamos Jogar? Jogos como Recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Prêmio Professor Rubens Murillo - Incentivo a quem ensina a ensinar. Universidade Metodista de São Paulo. 2012.