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Protocolo 04:
Corrida da Evolução: O uso de jogos biológicos na educação

Rosa Paula Simões
Bruna Souza Cunha
Laura Raniere Borges dos Anjos
Angela Adamski da Silva Reis
Rodrigo da Silva Santos

Introdução

A publicação de “Origem das espécies”, por Charles Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, em 1859 impulsionou os estudos em evolução para além do que os naturalistas da época estavam habituados. Desde então, a evolução tornou-se um novo ramo de estudo que integra-se a zoologia, botânica e a citologia.

Anterior a Darwin, os estudos evolucionistas caminhavam a passos lentos e, mesmo quando novas evidências surgiram, a teoria da evolução sofreu resistência de boa parte da comunidade científica. Opositores buscavam deturbar a Teoria da Evolução por meio de embasamento religioso, o que só foi minimizado após a utilização de novas tecnologias nas pesquisas.

Atualmente o estudo da biologia vem expandindo, e novas tecnologias têm sido incorporadas nesta prática. Com isso as formas de pesquisa vão se modernizando, o que representa uma estratégia facilitadora para estudos mais detalhados e minuciosos. Novos campos de estudo, como a Filogenia, vêm se tornando mais eficientes e fundamentando evidências incontestáveis para reforçar a Teoria da Evolução.

Objetivos

Materiais

Procedimentos

Informações: A corrida da evolução é uma atividade voltada para alunos, a partir de 13 anos, que já possuem embasamento teórico necessário para romper os obstáculos impostos pelo jogo. O jogo inicia no habitat marinho, no qual o avatar é um ser unicelular, e vai necessitar de fatores ambientais e evolutivos, que poderão ser encontrados nas cartas do jogo no decorrer do tabuleiro. O ideal é que participem até 4 jogadores.

Avaliação

  1. A evolução é uma teoria ou uma lei natural?
  2. A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.
    • Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
    • Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
    • Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
    • Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
    • Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.

Referências

CARVALHO, R.; SOARES, M. H. F. B. A polêmica Evolução biológica x Criacionismo na formação inicial do docente em Ciências Biológicas. In: GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. de D.; SILVA, K. M. A. e. (Orgs.). Formação de professores de Biologia: os desa(fios) da trama. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. Cap. 8, p. 149-173.

LONGO, V.C.C; Vamos Jogar? Jogos como Recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Prêmio Professor Rubens Murillo - Incentivo a quem ensina a ensinar. Universidade Metodista de São Paulo. 2012.