1.1- Introdução
Em Goiânia e em todo o estado é comum nos depararmos com alunos vestindo fardas no caminho à escola. Dizemos comum porque temos um número significativo de escolas já militarizadas, um total de sessenta unidades em todo o estado.
É interessante observarmos o mapa de Goiás e a distribuição de colégios militarizados no estado. Temos um número grande de escolas que foram militarizadas, conforme já dito anteriormente, e temos curiosidades interessantes a saber: o município de Bom Jesus conta apenas com duas escolas estaduais, sendo uma delas uma unidade militarizada. Itauçu é um município de Goiás com uma população com menos de 9 mil habitantes e a cidade possui três colégios estaduais, sendo um deles um colégio militar. Hidrolândia, Alexânia, Pires do Rio, Goiatuba, Nerópolis, Palmeiras de Goiás, Goianira, Sanclerlândia e Itapaci também são municípios com quatro ou cinco escolas estaduais e todos possuem pelo menos uma unidade de colégio militar. Goianira, com cinco escolas da rede estadual, possui dois colégios militares. Temos um total de 1.050 colégios estaduais no estado e, desses, 60 escolas estaduais já foram militarizadas e outras 39 estão em fase de implantação.
As escolas militarizadas tiveram, nos últimos anos, projetos aprovados em Assembleia Legislativa, porém, nem sempre a comunidade escolar, composta por alunos, professores e responsáveis, consegue as principais informações sobre a militarização de escolas. Com o objetivo de atender a essa demanda por informações sobre a militarização das escolas públicas, especialmente aos alunos, os principais interessados quando falamos em mudanças na escola, surge este trabalho. É um material resumido com o que você precisa saber sobre a militarização de escolas estaduais em Goiás, o que muda e o que fica se sua escola passar pelo processo de militarização. As escolas militares em Goiás referem-se aos colégios transformados em Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG). Não há, no estado, nenhum colégio construído exclusivamente para ser militar, todos são colégios criados a partir de verba pública destinada à educação pública e se transformaram em escolas militares sob o comando da Polícia Militar do estado.