Material Informativo

Projetos de Militarização de
Escolas Públicas em Goiás

1.11 Semelhanças entre os CPMG e colégios estaduais comandados por professores

Não existem apenas diferenças entre os dois modelos de escolas, há semelhanças também, ou seja, características que aproximam as escolas sob o comando da polícia, em parceria com a Seduc, e as que estão sob o comanda exclusivo da Seduc. São elas: tempo de aula, que é o mesmo, assim como o número de aulas, completando uma carga horária obrigatória para cada modalidade de ensino. Os professores de ambas as instituições são profissionais da Seduc, seja por concurso, seja por contrato temporário. Ainda, os documentos curriculares norteadores são os mesmos: a Base Comum Curricular e os Documentos Curriculares de Goiás.

Para avaliação do produto educacional, o material informativo sobre a militarização de colégios públicos em Goiás, foi apresentada uma ficha aos alunos. O produto foi avaliado por 31 alunos. que aceitaram e se dispuseram a fazer a avaliação. Os resultados foram:

Quadro 3 – Avaliação do produto educacional

Perguntas para avaliação Número de estudantes
O material “Militarização de colégios públicos em Goiás” serviu ao seu propósito de informar sobre como ocorrem as militarizações nos colégios estaduais em Goiás? Sim - 28
Parcialmente - 03
Não - 00
Você recomendaria esse material para algum colega ou alguém que quisesse saber mais sobre a militarização dos colégios públicos em nosso estado? Sim - 30
Talvez - 01
Não - 00
O material esclareceu alguma dúvida sobre a militarização de escolas estaduais em Goiás? Sim - 19
Parcialmente - 12
Não - 00
O material esclareceu alguma dúvida sobre a militarização de escolas estaduais em Goiás? Sim - 30
Parcialmente - 01
Não - 00
O que você acha que pode ser melhorado nesse material? A linguagem - 00
A redação - 00
O conteúdo - 11
Outro -07 (descrito abaixo)
Não responderam - 13
A pesquisadora explicou de forma clara o conteúdo do livro? Sim - 31
Parcialmente - 00
Não - 00
Você considera importante esse material para estudantes e professores da rede pública de educação de Goiás? Sim - 31
Parcialmente - 00
Não - 00
Já tinha visto algum material informativo como esse, tratando das militarizações de colégios públicos? Sim - 27
Não - 04

Fonte: Dados da pesquisa.

No item 5 do instrumento avaliativo, foi perguntado o que os estudantes achavam que poderia ser melhorado. Sete estudantes marcaram outro aspecto melhorado, além dos citados no item. Foram citados redação, linguagem e conteúdo.

Dos sete alunos que marcaram, 4 escreveram que poderiam ter apresentado se a escola que eles estavam seria ou não militarizada; três alunos, além de relatarem que poderiam falar especificamente do colégio que estudavam, escreveram que poderia ter informações de como não permitir a militarização. A seguir, a transcrição de uma resposta: “Deveria ver se nossa escola será mesmo militar e quando será isso. E ter informações de como mudar para não ser. Tem alunos que não podem pagar e tals. Tinha que ter como mudar se a maioria não pode pagar.”

A seguir, os registros das aulas dadas com o material informativo que foi impresso e entregue a cada estudante. Coube a nós esclarecer do que se tratava o material, um impresso informativo sobre a militarização de colégios públicos, e, ainda, ler todo material de uma forma dialogada, trazendo informações que obtivemos com a pesquisa e debatendo cada item.

Figura 2 – Registro das aulas com o material informativo
Fonte: Arquivo pessoal.