Diretrizes da EaD

Apêndice D - Indicadores de qualidade da educação a distância de Lima e Santos (2021)

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Fonte: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; SANTOS, Catarina Almeida (Coord.). Relatório final da Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão, CNPq, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1w0T9uemJJ6ZWudUdPva7EM_Epo1rptVx/view Acesso em: 20 set. 2022.

Para o nível meso, tem-se a dimensão intitulada “Políticas e Diretrizes Institucionais”. Os indicadores vinculados a essa dimensão podem ser aferidos de forma quantitativa ou qualitativa, conforme o Quadro 1 a seguir.

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Quadro 1 - Dimensão das políticas e diretrizes institucionais em nível meso
Nível Meso
Dimensão: Políticas e Diretrizes Institucionais
Indicadores
Articulação, presença, definição e clareza da EaD e seus objetivos Documentos Institucionais -Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
-Projeto Pedagógico Institucional (PPI)
-Estatuto
-Regimento
-Relatório de Autoavaliação institucional
Gestão e atividades específicas da EaD Cargos específicos para atuar na/pela EaD -Cargos de gestão para EaD dentro das Reitorias ou Diretorias
-Disposição de recursos humanos na/para EaD
Estrutura para Desenvolvimento da EaD -Unidade, Secretaria, Centro, coordenação ou órgão de EaD
Infraestrutura tecnológica
-Equipe multidisciplinar
-Disponibilidade de espaços para atendimento presencial assegurando: localização compatível com os cursos ofertados; estrutura física e logística com acessibilidade e adaptados; conectividade e equipamentos adequados à oferta de cursos em EaD, considerando o número de discentes atendidos; constituição de acervo de bibliotecas física e digital.
Ênfase na estrutura organizacional que incentiva processos democráticos, de diálogo e trabalho coletivo nas tomadas de decisão -Comissões de trabalho
-Reuniões colegiadas
-Processos de tomada de decisão de forma colaborativa e colegiada
-Representação nos organismos superiores das instituições
Sistemas de apoio e formação continuada para EaD -Oferta de Cursos de formação docente e discente como política institucional, articulada aos projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão
-Material de orientação de uso das Tecnologias Digitais em cursos presenciais
Estabilidade da oferta dos cursos -Continuidade dos cursos
Política de registro, acompanhamento e assistência discente EaD -Admissão, registro, reconhecimento e certificação acadêmica dentro do registro global da IES
-Regulamentos predefinidos com a inclusão de alunos EaD
-Acompanhamento de egressos
-Controle de permanência e evasão, reconhecendo as condições e contextos dos discentes
-Bolsas de diferentes naturezas
Política de transitabilidade permanente do discente EaD -Mobilidade estudantil entre cursos e instituições
-Mobilidade dentro do próprio curso
-Presença de alunos e professores estrangeiros
Relações com outras instituições de EaD -Fomentar a Pesquisa e produção sobre a EaD
-Mobilidade estudantil
-Cooperação interinstitucional
Mecanismos de Acompanhamento, Desenvolvimento e Efetividade Social Avaliação de cursos e projetos a distância -Autoavaliação institucional considerando as especificidades da EaD
-Membro pesquisador EaD na CPA
-Avaliação das práticas pedagógicas e estratégias didáticas que contribuam para inovação pedagógica dos cursos
Garantia de Qualidade -Pesquisa
-Estatísticas
-História, tendências e provisões
-Educação inclusiva
-Programas e mecanismos de acessibilidade
-Bibliotecas digitais e repositórios educacionais
-Estabilidade do corpo docente e equipe multidisciplinar
Financiamento com sustentabilidade previsto no global da IES
Custos baseados na pertinência social
-Relação custo x aluno inicial e final
-Autonomia das decisões e processos financeiros
-Incentivo e financiamento da pesquisa e preservação da memória institucional da EaD
-Desenvolvimento, sustentabilidade da tecnologia e seus desdobramentos
-Disponibilidade de tecnologias diversas e integradas de gestão administrativa, acadêmica e pedagógica.
-Investimentos para o desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores.

Fonte: Atualizado com os dados da pesquisa de Lima e Alonso (2019).

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Quadro 2 - Dimensão das políticas e diretrizes institucionais em nível micro
Nível Micro
Dimensão Indicadores
Gestão Administrativa - Criação coletiva de documentos institucionais de regulamentação da oferta da EaD (projetos, regimentos e regulamentos)
Coordenação do trabalho da equipe multidisciplinar de EaD
- Planejamento, coordenação e desenvolvimento de cursos, projetos e ações que envolvam a EaD, com critérios e instrumentos de coordenação e acompanhamento de cada etapa
- Organização do banco de dados do sistema: registro e acompanhamento acadêmico, cadastro de professores[1], designers, programadores, coordenadores e outros
- Promoção de logística de suporte aos processos de tutoria presencial, produção e distribuição de material
- Gestão democrática com participação de docentes, discentes e da equipe multidisciplinar na gestão da EaD.
Pedagógica - Construção coletiva de documentos para a oferta de Cursos em EaD
- Desenvolvimento e disponibilidade de cronograma, informações e ações de cursos em EaD
- Construção de mecanismos de acompanhamento do desenvolvimento dos cursos – da atuação docente e atendimento ao cronograma
- Construção de mecanismos de acompanhamento do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos cursos
- Materiais didáticos e usos de diferentes de espaços digitais de ensino-aprendizagem específicos para cada curso, privilegiando a mediação e interação nesses processos.
- Definição da relação entre número de estudantes por professor visando a qualidade do processo ensino-aprendizagem
- Publicização e transparência das funções e seus ocupantes para as/os discentes
- Conhecimento do perfil social e econômico das/dos discentes, por parte dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem
Financeira Garantia de financiamento adequado, em consonância com o Projeto Pedagógico de Curso -PPC e seus insumos de qualidade, considerando o número de matrículas/estudantes;
- Aquisição dos materiais e equipamentos específicos para o curso, em quantidade e qualidade adequadas ao PPC
- Logística de entrega de materiais e encontros presenciais
- Relação financiamento x custo, em quantidade adequada para garantir a permanência e combater a evasão
Organização didático-pedagógica e processos comunicativos Interação entre docente, discente, coordenadores, equipe de apoio e entre esses grupos - Utilização de recursos tecnológicos para interação no curso
- Feedback em tempo hábil aos trabalhos e questões como orientação, resolução de dúvidas
- Orientações sobre recursos disponíveis
- Planejamento e decisões partilhadas para o desenvolvimento do processo pedagógico
Materiais didáticos inovadores elaborados especificamente para o curso - Orientações detalhadas sobre o percurso do processo de ensino e aprendizagem para o aluno (rotas de estudo).
- Materiais orientadores sobre o curso, em linguagem diversa, acessível e inclusiva, que promova autonomia e interação
- Materiais do curso compatíveis com o Projeto Pedagógico e curricular
- Equilíbrio entre as atividades individuais e colaborativas
- Materiais orientadores sobre o uso da EaD em cursos presenciais
- Definição e utilização das tecnologias adequadas para o modelo pedagógico do curso, seus objetivos e metodologia
- Adequação temporal do plano do curso, metodologia e materiais didáticos a serem utilizados
- Materiais didáticos e estratégias pedagógicas diversificadas, de modo a atender as especificidades das/dos discentes
- Materiais produzidos são validados por especialistas nas temáticas do curso

Plataforma digital e mobile-learning - Definição de um ambiente, plataforma ou espaço virtual para os processos de interação e mediação pedagógica, inclusivo e acessível
- Uso de plataformas públicas e recursos educativos abertos inclusivo e acessível
- Combate à vigilância de dados
- Uso de variadas ferramentas digitais de informação e comunicação: chat, Fórum, mensagem, WhatsApp, redes sociais, Código Bidimensional (QR Code), YouTube, vídeo e webconferência, gamificação, comunidades de aprendizagem, uso de dispositivos móveis, dentre outros
- Plataformas e ambientes com navegabilidade intuitiva, com itinerário motivador e que contribui com os processos de interação e interatividade, num estilo dialógico, inclusivo e acessível.
Avaliação processual e final - As dinâmicas de avaliação devem ser explicitadas desde o início do curso, com prazos, critérios e orientações detalhadas de cada etapa desenvolvida
- Avaliação diagnóstica, formativa e somativa embasadas nos objetivos, trabalho acadêmico e práticas pedagógicas
- Uso de diferentes processos/instrumentos de avaliação durante o curso, de acordo com seus objetivos
- Acompanhamento dos caminhos trilhados individualmente e de cada grupo de estudantes
Orientação e acompanhamento ao discente Formação em EaD - Orientação para a aprendizagem do uso dos recursos tecnológicos utilizados e da metodologia proposta do curso
Acompanhamento, apoio e permanência - Relação matriculados e concluintes por turma
- Auxílio alimentação e transporte, quando for o caso
- Programas de inserção acadêmica: iniciação científica, monitoria e projetos de extensão
- Ofertas de estudos ou cursos compensatórios, inclusive na área da tecnologia
- Espaços de organização e mobilização discente
- Garantia de recursos pedagógicos, tecnológicos e comunicacionais, inclusive acessíveis e inclusivos
- Mecanismo de acompanhamento do pessoal da área pedagógica e de tecnologia sobre o processo ensino-aprendizagem das/dos discentes
Internacionalização - Mobilidade em atividades fora do país
- Participação em Redes/Grupos de pesquisa interinstitucional
Orientação e acompanhamento para o docente e equipe multidisciplinar Titulação, formação e profissionalização condizente e em EaD - Formação/titulação condizente com o cargo/função
- Conhecimento e formação específica das possibilidades em EaD
- Conhecimento e formação específica para a inclusão e acessibilidade
- Ter orientação/formação e domínio do uso dos recursos tecnológicos utilizados
- Mecanismos para profissionalização dos docentes e da equipe multidisciplinar
- Integração do corpo docente, equipe multidisciplinar, gestora e discente
Apoio ao desenvolvimento dos cursos - Formação específica sobre o curso
- Apoio da gestão pedagógica, técnica e tecnológica para o desenvolvimento do curso
- Apoio nos cursos presenciais com uso da EaD/ uso de tecnologias
Monitoramento constante do desenvolvimento das turmas e dos alunos - Mecanismos rotineiros e implementados para acompanhamento do desenvolvimento pedagógico, de acesso e uso das ferramentas tecnológicas no curso pelos estudantes
Infraestrutura, tecnologia e inovação Desenvolvimento e sustentabilidade da infraestrutura tecnológica - Plataforma/Ambiente/Espaço Digital (de preferência software livre)
- Biblioteca Virtual com textos e materiais previstos nos cursos, inclusivos e acessíveis
- Sistema centralizado com apoio, desenvolvimento, manutenção,atendimento e de produção de material digital
- Espaços de atendimento presencial[2] adaptados com mecanismos, recursos e tecnologias inclusivas.
Disponibilidade de informações, suporte/apoio - Informação e formação às/aos discentes e demais profissionais sobre como lidar com as bases de dados, empréstimos/acessos interbibliotecas, como salvaguardar materiais de estudo
- Acesso à assistência técnica, à discentes e docentes com sessões práticas antes do início do curso e acesso satisfatório à equipe técnica
- Disponibilização de materiais e recursos de tecnologias digitais para discentes e docentes.
- Serviço de helpdesk ágil aos estudantes e demais profissionais
- Acesso e desenvolvimento pedagógico e inovador em diversos recursos tecnológicos, inclusivos e acessíveis
- Equidade com justiça social e digital, por meio de acesso e formação permanente
- Promoção de comunidades interativas e inovadoras a partir dos interesses e necessidades dos docentes e discentes.

Fonte: Elaborado pelas autoras.