Apêndice D - Indicadores de qualidade da educação a distância de Lima e Santos (2021)
Para o nível meso, tem-se a dimensão intitulada “Políticas e Diretrizes Institucionais”. Os indicadores vinculados a essa dimensão podem ser aferidos de forma quantitativa ou qualitativa, conforme o Quadro 1 a seguir.
Nível Meso | ||
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Dimensão: Políticas e Diretrizes Institucionais | ||
Indicadores | ||
Articulação, presença, definição e clareza da EaD e seus objetivos | Documentos Institucionais | -Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) -Projeto Pedagógico Institucional (PPI) -Estatuto -Regimento -Relatório de Autoavaliação institucional |
Gestão e atividades específicas da EaD | Cargos específicos para atuar na/pela EaD | -Cargos de gestão para EaD dentro das Reitorias ou Diretorias -Disposição de recursos humanos na/para EaD |
Estrutura para Desenvolvimento da EaD | -Unidade, Secretaria, Centro, coordenação ou órgão de EaD Infraestrutura tecnológica -Equipe multidisciplinar -Disponibilidade de espaços para atendimento presencial assegurando: localização compatível com os cursos ofertados; estrutura física e logística com acessibilidade e adaptados; conectividade e equipamentos adequados à oferta de cursos em EaD, considerando o número de discentes atendidos; constituição de acervo de bibliotecas física e digital. |
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Ênfase na estrutura organizacional que incentiva processos democráticos, de diálogo e trabalho coletivo nas tomadas de decisão | -Comissões de trabalho -Reuniões colegiadas -Processos de tomada de decisão de forma colaborativa e colegiada -Representação nos organismos superiores das instituições |
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Sistemas de apoio e formação continuada para EaD | -Oferta de Cursos de formação docente e discente como política institucional, articulada aos projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão -Material de orientação de uso das Tecnologias Digitais em cursos presenciais |
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Estabilidade da oferta dos cursos | -Continuidade dos cursos | |
Política de registro, acompanhamento e assistência discente EaD | -Admissão, registro, reconhecimento e certificação acadêmica dentro do registro global da IES -Regulamentos predefinidos com a inclusão de alunos EaD -Acompanhamento de egressos -Controle de permanência e evasão, reconhecendo as condições e contextos dos discentes -Bolsas de diferentes naturezas |
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Política de transitabilidade permanente do discente EaD | -Mobilidade estudantil entre cursos e instituições -Mobilidade dentro do próprio curso -Presença de alunos e professores estrangeiros |
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Relações com outras instituições de EaD | -Fomentar a Pesquisa e produção sobre a EaD -Mobilidade estudantil -Cooperação interinstitucional |
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Mecanismos de Acompanhamento, Desenvolvimento e Efetividade Social | Avaliação de cursos e projetos a distância | -Autoavaliação institucional considerando as especificidades da EaD -Membro pesquisador EaD na CPA -Avaliação das práticas pedagógicas e estratégias didáticas que contribuam para inovação pedagógica dos cursos |
Garantia de Qualidade | -Pesquisa -Estatísticas -História, tendências e provisões -Educação inclusiva -Programas e mecanismos de acessibilidade -Bibliotecas digitais e repositórios educacionais -Estabilidade do corpo docente e equipe multidisciplinar |
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Financiamento com sustentabilidade previsto no global da IES Custos baseados na pertinência social |
-Relação custo x aluno inicial e final -Autonomia das decisões e processos financeiros -Incentivo e financiamento da pesquisa e preservação da memória institucional da EaD -Desenvolvimento, sustentabilidade da tecnologia e seus desdobramentos -Disponibilidade de tecnologias diversas e integradas de gestão administrativa, acadêmica e pedagógica. -Investimentos para o desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores. |
Fonte: Atualizado com os dados da pesquisa de Lima e Alonso (2019).
Nível Micro | ||
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Dimensão | Indicadores | |
Gestão | Administrativa | - Criação coletiva de documentos institucionais de regulamentação da oferta da EaD (projetos, regimentos e regulamentos) Coordenação do trabalho da equipe multidisciplinar de EaD - Planejamento, coordenação e desenvolvimento de cursos, projetos e ações que envolvam a EaD, com critérios e instrumentos de coordenação e acompanhamento de cada etapa - Organização do banco de dados do sistema: registro e acompanhamento acadêmico, cadastro de professores[1], designers, programadores, coordenadores e outros - Promoção de logística de suporte aos processos de tutoria presencial, produção e distribuição de material - Gestão democrática com participação de docentes, discentes e da equipe multidisciplinar na gestão da EaD. |
Pedagógica | - Construção coletiva de documentos para a oferta de Cursos em EaD - Desenvolvimento e disponibilidade de cronograma, informações e ações de cursos em EaD - Construção de mecanismos de acompanhamento do desenvolvimento dos cursos – da atuação docente e atendimento ao cronograma - Construção de mecanismos de acompanhamento do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos cursos - Materiais didáticos e usos de diferentes de espaços digitais de ensino-aprendizagem específicos para cada curso, privilegiando a mediação e interação nesses processos. - Definição da relação entre número de estudantes por professor visando a qualidade do processo ensino-aprendizagem - Publicização e transparência das funções e seus ocupantes para as/os discentes - Conhecimento do perfil social e econômico das/dos discentes, por parte dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem |
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Financeira | Garantia de financiamento adequado, em consonância com o Projeto Pedagógico de Curso -PPC e seus insumos de qualidade, considerando o número de matrículas/estudantes; - Aquisição dos materiais e equipamentos específicos para o curso, em quantidade e qualidade adequadas ao PPC - Logística de entrega de materiais e encontros presenciais - Relação financiamento x custo, em quantidade adequada para garantir a permanência e combater a evasão |
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Organização didático-pedagógica e processos comunicativos | Interação entre docente, discente, coordenadores, equipe de apoio e entre esses grupos | - Utilização de recursos tecnológicos para interação no curso - Feedback em tempo hábil aos trabalhos e questões como orientação, resolução de dúvidas - Orientações sobre recursos disponíveis - Planejamento e decisões partilhadas para o desenvolvimento do processo pedagógico |
Materiais didáticos inovadores elaborados especificamente para o curso | - Orientações detalhadas sobre o percurso do processo de ensino e aprendizagem para o aluno (rotas de estudo). - Materiais orientadores sobre o curso, em linguagem diversa, acessível e inclusiva, que promova autonomia e interação - Materiais do curso compatíveis com o Projeto Pedagógico e curricular - Equilíbrio entre as atividades individuais e colaborativas - Materiais orientadores sobre o uso da EaD em cursos presenciais - Definição e utilização das tecnologias adequadas para o modelo pedagógico do curso, seus objetivos e metodologia - Adequação temporal do plano do curso, metodologia e materiais didáticos a serem utilizados - Materiais didáticos e estratégias pedagógicas diversificadas, de modo a atender as especificidades das/dos discentes - Materiais produzidos são validados por especialistas nas temáticas do curso |
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Plataforma digital e mobile-learning | - Definição de um ambiente, plataforma ou espaço virtual para os processos de interação e mediação pedagógica, inclusivo e acessível - Uso de plataformas públicas e recursos educativos abertos inclusivo e acessível - Combate à vigilância de dados - Uso de variadas ferramentas digitais de informação e comunicação: chat, Fórum, mensagem, WhatsApp, redes sociais, Código Bidimensional (QR Code), YouTube, vídeo e webconferência, gamificação, comunidades de aprendizagem, uso de dispositivos móveis, dentre outros - Plataformas e ambientes com navegabilidade intuitiva, com itinerário motivador e que contribui com os processos de interação e interatividade, num estilo dialógico, inclusivo e acessível. |
Avaliação processual e final | - As dinâmicas de avaliação devem ser explicitadas desde o início do curso, com prazos, critérios e orientações detalhadas de cada etapa desenvolvida - Avaliação diagnóstica, formativa e somativa embasadas nos objetivos, trabalho acadêmico e práticas pedagógicas - Uso de diferentes processos/instrumentos de avaliação durante o curso, de acordo com seus objetivos - Acompanhamento dos caminhos trilhados individualmente e de cada grupo de estudantes |
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Orientação e acompanhamento ao discente | Formação em EaD | - Orientação para a aprendizagem do uso dos recursos tecnológicos utilizados e da metodologia proposta do curso |
Acompanhamento, apoio e permanência | - Relação matriculados e concluintes por turma - Auxílio alimentação e transporte, quando for o caso - Programas de inserção acadêmica: iniciação científica, monitoria e projetos de extensão - Ofertas de estudos ou cursos compensatórios, inclusive na área da tecnologia - Espaços de organização e mobilização discente - Garantia de recursos pedagógicos, tecnológicos e comunicacionais, inclusive acessíveis e inclusivos - Mecanismo de acompanhamento do pessoal da área pedagógica e de tecnologia sobre o processo ensino-aprendizagem das/dos discentes |
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Internacionalização | - Mobilidade em atividades fora do país - Participação em Redes/Grupos de pesquisa interinstitucional |
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Orientação e acompanhamento para o docente e equipe multidisciplinar | Titulação, formação e profissionalização condizente e em EaD | - Formação/titulação condizente com o cargo/função - Conhecimento e formação específica das possibilidades em EaD - Conhecimento e formação específica para a inclusão e acessibilidade - Ter orientação/formação e domínio do uso dos recursos tecnológicos utilizados - Mecanismos para profissionalização dos docentes e da equipe multidisciplinar - Integração do corpo docente, equipe multidisciplinar, gestora e discente |
Apoio ao desenvolvimento dos cursos | - Formação específica sobre o curso - Apoio da gestão pedagógica, técnica e tecnológica para o desenvolvimento do curso - Apoio nos cursos presenciais com uso da EaD/ uso de tecnologias |
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Monitoramento constante do desenvolvimento das turmas e dos alunos | - Mecanismos rotineiros e implementados para acompanhamento do desenvolvimento pedagógico, de acesso e uso das ferramentas tecnológicas no curso pelos estudantes | |
Infraestrutura, tecnologia e inovação | Desenvolvimento e sustentabilidade da infraestrutura tecnológica | - Plataforma/Ambiente/Espaço Digital (de preferência software livre) - Biblioteca Virtual com textos e materiais previstos nos cursos, inclusivos e acessíveis - Sistema centralizado com apoio, desenvolvimento, manutenção,atendimento e de produção de material digital - Espaços de atendimento presencial[2] adaptados com mecanismos, recursos e tecnologias inclusivas. |
Disponibilidade de informações, suporte/apoio | - Informação e formação às/aos discentes e demais profissionais sobre como lidar com as bases de dados, empréstimos/acessos interbibliotecas, como salvaguardar materiais de estudo - Acesso à assistência técnica, à discentes e docentes com sessões práticas antes do início do curso e acesso satisfatório à equipe técnica - Disponibilização de materiais e recursos de tecnologias digitais para discentes e docentes. - Serviço de helpdesk ágil aos estudantes e demais profissionais - Acesso e desenvolvimento pedagógico e inovador em diversos recursos tecnológicos, inclusivos e acessíveis - Equidade com justiça social e digital, por meio de acesso e formação permanente - Promoção de comunidades interativas e inovadoras a partir dos interesses e necessidades dos docentes e discentes. |
Fonte: Elaborado pelas autoras.