coleção
REATIVAR

Sobre a Coleção

Desde 2013, o projeto de extensão da Universidade Federal Goiás conhecido como Reativar: Agroecologias e Interculturalidades, tem oportunizado reflexões e ações no campo das ideias sobre autonomia das unidades domésticas, soberania alimentar e nutricional e promoção da diversidade cultural e ecológica por meio da interação entre professores e estudantes da Rede de Estudos, Atividades Ambientais e Resiliências - REATIVAR/UFG, da Faculdade de História, do Centro Primavesi de Agroecologia (CEPA) da Escola de Agronomia, do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da Faculdade de Letras e de moradores de setores periféricos da grande Goiânia em situação de vulnerabilidade social.

Os livros da Coleção Reativar são indicados para os 8° e 9° anos e para todo o ensino médio. Seus conteúdos são elaborados com a finalidade de facilitar a aquisição de conhecimentos socioambientais. Seu principal diferencial está na sua natureza híbrida, por isso, podendo ser utilizados no âmbito de qualquer disciplina como suporte para a criação de práticas interdisciplinares, permitindo que alunos e alunas alcancem, naturalmente, habilidades e competências no âmbito das questões socioambientais. Seu hibridismo é estratégico, uma vez que busca conduzir, por meio de enredos ficcionais – mas não isentos de notas explicativas e referências, experiências e resultados de pesquisas acadêmicas. A meta da Coleção é a de invadir a alma do leitor fazendo-o saltar da informação para o conhecimento, e deste, para a sabedoria.

É uma ação de extensão associada a pesquisa que compatibiliza com a proposta de Boaventura de Sousa Santos quanto à realização de uma ciência capaz de construir conhecimentos que transformem o mundo por meio de um verdadeiro diálogo entre vozes que emergem de diferentes experiências, territórios e de grupos acadêmicos engajados na luta pela construção de práticas alimentares saudáveis, social, econômica e ambientalmente sustentáveis, e que resguardem os direitos dos sujeitos envolvidos.

Muito além de aproximar a universidade da sociedade, esse importante e reconhecido projeto reativa valores que se perdem com a mecanização da agricultura, repensa os processos de produção e distribuição de alimentos, valoriza a agricultura familiar e suas relações com o ambiente, e redesenha unidades produtivas.

A produção de livros sobre educação ambiental, voltados, principalmente, para estudantes da rede pública de ensino aqui de Goiânia é uma das formas de divulgação dos resultados obtidos no âmbito das ações desse projeto. Assim, O Giro de Bolon, História Ambiental para Grandes Crianças e Pequenos Adultos e O Verde de Minha Roça Vem de Marte, Aventura Socioambiental no Lado Mais Escuro da Terra representam o cotejamento entre arte e ciência na produção de resultados de pesquisas Socioambientais e são mais duas obras da Coleção Reativar que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFG tem o orgulho de apresentar a comunidade.

Desejo um belo mergulho de conhecimentos e reflexões nas páginas desses livros.


Lucilene Maria de Sousa
Pró-Reitora de Extensão e Cultura / UFG