Além dos espetáculos, a equipe do grupo de dança Diversus tem realizado diversos projetos de formação, extensão e pesquisa em dança, na diversidade e poéticas acessíveis. As pesquisas do Diversus vêm acontecendo desde o nascimento do grupo e se efetivando com trabalhos de pesquisa nos cursos de graduação em Dança e Educação Física, no curso de pós-graduação, em nível de mestrado, de Arte da Cena, e de mestrado e doutorado em Performance Cultural, da Universidade Federal de Goiás.
Projeto Dançando com a Diferença: arte, inclusão e comunidade – FAC 2016- 2017
2021 - Projeto: TransBordar - atividades formativas em dança e difusão cultural
O grupo foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – 2021, da Secretaria Municipal de Cultura do Município de Goiânia. Em números, foram duas mostras audiovisuais, com cinco exibições e debates nas redes sociais, 11 oficinas de dança e duas rodas de conversas. Todas as ações foram de forma virtual, em decorrência do contexto da pandemia e da necessidade do isolamento.
2022 - Projeto: O que transborda em você? Ações, criações e afirmações poéticas, tendo como instituição proponente a Associação Down de Goiás (ASDOWN)
Projeto contemplado pelo edital de Arte e Cultura em Direitos Humanos, Lei Aldir Blanc, edital 16- 2021, SECULT-GO. O projeto propôs ações formativas em dança para pessoas com e sem deficiência, com três blocos de intervenção, sendo elas:
Página 56Difusão de produtos artísticos, com a mostra audiovisual “Criações e afirmações de SER Diversus”, na qual se exibiu o documentário Endless (2018); videodança Instantes, por Rafaela Francisco, contemplado pelo Edital Funarte Respirarte (2020); espetáculo/virtual TransBordar, contemplado pelo Prêmio Acessibilidança (FUNARTE, 2020).
Rodas diversas e oficinas formativas em dança tiveram como foco possibilitar espaços formativos tanto para os artistas do grupo, para dar continuidade a suas pesquisas individuais, quanto para a participação da comunidade. Essas vivências contribuíram para o processo identitário do grupo de dança. Foram discutidas questões de metodologia da dança inclusiva*, referências de pesquisas em dança, educação somática, dança do ventre, dramaturgia do corpo diverso e as poéticas da diferença. Oficina de encerramento, cujo tema foi: dança inclusiva e processos de criação em deslocamentos. Artista: Companhia Dançando com a Diferença de Portugal, de forma on-line, possibilitando-se o encontro com os dois grupos de dança.
Publicação de um artigo, enviado para o Dossiê Corpos, Poéticas, Políticas, da Revista TXAI - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Ufac: “Experiências em dança que transbordam: ações, criações e afirmações poéticas de corpos diversos”.
2022 - Projeto - Cartografias interseccionais da diferença: ações de formação, difusão e afirmações poéticas
Esse projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo (edital 01/2021).
Página 57 Página 58 Página 59Assim, o grupo de dança Diversus, há 11 anos, vem se constituindo em um espaço formativo, um lugar de possibilidades, de criar e desenvolver seus trabalhos com a dança, em diálogo com as artes da cena. Logo, de forma colaborativa, tem borrado fronteiras entre a inclusão e a decolonialidade, ou seja, tencionado e tentado quebrar as hegemonias dos corpos normativos e das estéticas em dança. O alvo é propor um trabalho formativo em dança que toque em temáticas que atravessam outros modos de sentir, ver, ouvir e fazer dança, de modo sensível, artístico e de uma educação para os direitos humanos.
Mostra de divulgações das ações e projetos do GDD:
Página 60 Página 61 Página 62 Página 63 Página 64 Página 65 Página 66 Página 67 Página 68 Página 69 Página 70 Página 71 Página 72 Página 73 Página 74 Página 75 Página 76 Página 77Antes de caminhar para a finalização desse ebook, deixamos a indicação de algumas publicações que temos realizado, com diversos parceiros, sobre dança, inclusão e/ou acessibilidade.