Diversus: dança, diversidade, educação e acessibilidade

Capítulo 1 - Grupo de dança Diversus: somos, buscamos, caminhamos e continuamos

Página 3

Figura 1 - Aula de dança Diversus - Fonte: Marlice Tré.

O grupo de dança Diversus tem como objetivo o trabalho artístico de e com potencial de apresentar para a sociedade uma outra perspectiva de ver e compreender as diferenças, sejam elas a respeito da pessoa com deficiência ou de qualquer outro grupo.

Figura 2 - Aula de dança Diversus - Autor: Silvia Patrc.

Página 4

O grupo de dança Diversus surgiu no movimento de inquietação gerado pela exclusão histórica de grupos, como as pessoas com deficiência, em atividades culturais, artísticas, esportivas, formativas e dançantes.

Figura 3 - Dinâmica em Ensaio - Autor: Silvia Patrc.

O movimento de criação do Diversus foi originado em 2010, quando suas fundadoras, Marlini Dorneles de Lima e Vanessa Dalla Déa, professoras da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás, iniciaram o Projeto Dando Asas, que discute e propõe ações para diversidade na dança e nas práticas corporais. No vídeo a seguir, contamos um pouco do caminho que levou à criação do Diversus.

Página 5

Para chegar ao Diversus, passamos por processos identitários, diversificamos, mudamos de nome, crescemos, fomos construindo nossos princípios, agregando diferenças e, certamente, continuaremos nesse processo contínuo, mas esperamos continuar DIVERSUS.

Figura 4 - Logos antigas do Grupo de Dança.

Um momento importante para a trajetória do grupo de dança Diversus, na cidade de Goiânia-GO, aconteceu em 2016, quando a diretora do grupo, Marlini Dorneles de Lima, foi contemplada com um projeto de intercâmbio artístico. Esse intercâmbio foi realizado na Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, na companhia “Dançando com a Diferença” (Ilha da Madeira e Viseu-Portugal). Durante três meses, acompanhou as atividades desenvolvidas pela companhia, bem como estudou algumas de suas obras do repertório e as poéticas instauradas nos trabalhos. No retorno a Goiânia, a artista pesquisadora concedeu, ao bailarino e também seu filho, a performance “Pormenores”, que expressou suas experiências e pesquisa com o grupo de dança português. O trabalho foi apresentado no grupo de dança Diversus, em escolas da rede pública, nas universidades e nos cursos de licenciatura em dança.

Figura 5 - Apresentação Espetáculo Por menores. - Autor: Vanessa Dalla Déa.

Página 6

Assim, o nome atual do projeto, grupo de dança Diversus, foi criado em 2017 e se caracteriza como um projeto de extensão da UFG, residente do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, onde oferece aulas de dança para pessoas com e sem deficiência de forma gratuita.

Figura 6 - Dinâmica de dança. - Autor: Marlice Tré.

O Diversus orienta-se pela investigação da dança contemporânea, a partir do conceito de dança inclusiva e da poética da alteridade. Os trabalhos artísticos e as pesquisas que o grupo vem desenvolvendo buscam, na arte, um caminho para a equidade, inclusão e o reconhecimento da pessoa com deficiência na sociedade.

Figura 7 - Aula de Dança. - Autor: Marlice Tré.

Página 7

Caminhamos rumo a descortinar a diferença e a multiplicidade das práticas sociais, em contraposição à credibilidade exclusivista e hegemônica de corpo, dança e arte regida pela colonização eurocêntrica.

Figura 8 - Mosaico de Fotos de aulas do Diversus. - Autoras: Silvia Patrc, Marlice Tre, Júlia Mariano.

O Diversus se expressa/traduz na trajetória de pessoas, ações, criações artísticas e culturais, de coletivos de pessoas com e sem deficiência, crianças, jovens, adultos e seus familiares. Todas as ações e os espetáculos no Diversus são construídos coletivamente, respeitando e dando protagonismo a todas as pessoas que o compõem, em um movimento de escuta sensível e de desenho universal. Nesse movimento é difícil determinar quem são nossos integrantes, pois nossas portas estão abertas a cada aula, e mais de 100 pessoas participaram, em algum momento, de nossa caminhada.

Figura 9 - Dinâmica de aula. - Autora: Marlice Tré.

Página 8

O Diversus inclui profissionais que acreditam na inclusão e na luta contra a exclusão, que enfrentam qualquer tipo de preconceito às pessoas que não se encaixam em uma sociedade normativa e que padronizam as múltiplas /diversas formas de ser estar no mundo.

Figura 10 - Fundadoras Diversus. - Autora: Flávia Honorato.

Marlini Dorneles de Lima e Vanessa Dalla Déa, mulheres, mães, professoras, doutoras, dançantes, pesquisadoras, extensionistas e ativistas no respeito pela diversidade, foram as fundadoras desse movimento e, juntamente com cada pessoa profissional e bailarina que se juntaram nesse movimento, continuam na busca por um grupo de dança cada vez mais diverso. Venha fazer parte você também!!!