Vamos dançar Sussa?

6 • Sugestões didáticas para compreender e vivenciar a sussa na escola

Página 21

Vamos conhecer uma comunidade kalunga?

Como sugestão de atividade para conhecer um pouco da realidade da comunidade kalunga Vão de Almas indicamos assistir ao vídeo de produção de Dois irmãos Filmes disponível na plataforma digital no link:

Sugestões didáticas para compreender e vivenciar a sussa na escola

Vamos dançar com Dona Tuta?

Como atividade podemos levar esse vídeo onde Dona Tuta nos ensina a dançar Sussa para aula e depois fazer uma roda com cada um vivenciando seu jeito de dançar Sussa.

Vamos rodar a saia?

Como vimos nos relatos a saia é importante elemento na dança sussa. Sugerimos nesse dia de aula que os alunos sejam incentivados a levar uma saia que tenham em casa. Formar circulo e pares , praticando em duplas os movimentos da sussa, rodando as saias e conectando-se pelo olhar. Com sua dupla ou na roda.

Página 22

Vamos equilibrar a garrafa e dançar Sussa?

Outra sugestão de atividade é vivenciar com os alunos equilibrar garrafas diferentes na cabeça parados, caminhando e em seguida dançando Sussa.

Como descrito nas páginas anteriores, os passos da sussa podem variar, sendo praticado pelas dançarinas mais antigas como passos mais sapateados, na ponta dos pés. As dançarinas de sussa mais jovens dançam com passos mais pulados. Algumas até identificam a dança como algo que está no sangue, não sendo possível definir um padrão correto de movimento. Assim propomos nesta atividade, o dançar sussa com a garrafa na cabeça.

Outra sugestão de atividade: Entrar no circulo , dançando em pares com a garrafa ( sendo mais indicado garrafas pet de 1 litro, com um pouco de água ) na cabeça, mantendo o eixo do corpo firme e movimentos com giros em circulo em torno de si mesmos. Cada dupla acompanha a movimentação do outo pelo olhar. Pode-se definir a quantidade de pares que entram na roda de acordo com o espaço e a quantidade de alunos participantes da aula.

Página 23

Sugerimos que os áudios das músicas de sussa dispostos neste e-book sejam utilizados para dançar.

Vamos conhecer o Grupo de Sussa Flores e Frutos do Quilombo Kalunga?

Sugerimos assistir o vídeo que apresenta o grupo de Dança Sussa, coordenado pela nossa pesquisada Vanderléia do Santos Rosa.

Esse vídeo foi produzido pelo Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, Governo de Goiás e Secretária de Estado de Cultura de Goiás no link:

Para esta atividade sugerimos utilizar materiais recicláveis e alternativos na construção de um tambor onça.

Página 24

Materiais necessários:

Passo 1:
Com uma chave de fenda, com ponta arredondada fure a lata no centro com a ajuda de um martelo.

Passo 2:
Desamasse a lata por dentro com o cabo do martelo

Passo 3:
Utilize uma vareta de churrasco, cortando a sua ponta e passe por dentro do furo da lata e faça uma voltinha com fita crepe em volta da vareta por dentro e por fora da lata para que fique firme.

Passo 4:
Passe vaselina ou cera na vareta dentro da lata. E o instrumento está pronto.

Passo 5:
Para tocar segure um pano umedecido com água e friccione a vareta por dentro da lata. É importante saber regular a pressão que se faz com o pano na vareta, regular como se aperta a vareta, se quer um som mais longo ou curto. No volume, quando mais forte se fricciona a vareta , mais alto o som vai sair.

Página 25

Vamos tocar o Tambor onça?

Para tocar o Tambor onça uma pessoa fica atrás do tambor e tem a função de fazer o ruído/som da onça. Dentro de tambor de madeira ocada tem uma espécie de rabo , confeccionado com uma madeira especial que faz o ruído. A pessoa que está fazendo o som dentro do tambor usa uma espécie de luva rústica que puxa o rabo fazendo o atrito que se transforma neste som rouco. Outra pessoa senta-se em cima do tambor , sendo esta responsável pela percussão no couro do tambor.

Propomos que os estudantes escutem o som do Tambor de onça e tentem reproduzir com os tambores feitos com as latinhas.

0:000:00

Página 26

Sugestões didáticas para compreender e vivenciar a sussa na escola

A bruaca é uma mala rústica de couro cru que é utilizada para transportar objetos, víveres e mercadorias, que eram presas e carregadas nas selas dos cavalos ou burros. Na Sussa transforma-se também em um instrumento de percussão.

Passo a passo de fazer a Bruaca

Vamos fazer e tocar uma bruaca com a Marta? Sugerimos que os alunos utilizem uma caixa de sapato ou outra, cubram com “papel de pão” (papel craft) e tentem tocar no mesmo ritmo que Marta (disponível no vídeo acima).