0:00 • 0:00
Os instrumentos tem que ser: a viola, a sanfona, a caixa, o pandeiro e da bruaca. Aí como sanfona tá muito difícil, ..., a gente chama o tocador de violão... o som da caixa, som do pandeiro e da bruaca. Tem o tambor onça também ... Aí quanto mais instrumento mais a sussa é boa! Dona Tuta.
Bruaca
A sussa permite a presença de mulheres como instrumentistas. As mulheres usam como instrumento para dar início a dança o som da bruaca (mala de couro também utilizada para guardar mantimentos durante as viagens feitas em cavalos, burros, etc.
Tambor onça
Página 12O tambor onça, segundo os kalungas representa uma época em que era usado para capturar as onças que circulavam pelas redondezas do quilombo e ameaçavam a paz dos moradores da região (Rodrigues, 2011:p.64) Ele tem este nome devido ao seu som grave que lembra o rugido de uma onça.
Caixa e pandeiro
A caixa inserida na sussa é um instrumento da família dos membrafones, fabricado artesanalmente. Utilizam couro de boi. “Sua principal característica estrutural é constituir-se de cordas para realizar a afinação. Seu som tem em geral um timbre grave e seco”. (Rodrigues, 2011: p.56). Sob a visão ainda de Rodrigues (2011) podemos afirmar que o pandeiro pode ter sido introduzido nessa prática pela convivência e influência de múltiplas culturas durante e depois do quilombo kalunga.
Violão e sanfona
O repertório e os instrumentos no ritual da sussa desde os primórdios vem com o tempo se modificando, de acordo com a influência de outros grupos kalungas, por necessidade de renovação e até por contato com outros grupos e culturas que trouxeram algumas influências.