ABREU, J. R. G. Inclusão na educação física Escolar: abrindo novas trilhas. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2009.
BANDEIRA, A.; ROCHA, C.; DALLA DÉA, V. H. S. Se inclui: formação docente para inclusão e acessibilidade [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2020.
BEZERRA, A. F. S. Estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 30 jan. 2022.
DALLA DÉA, V. H. S.; DALLA DÉA, V. P. B. Guia de inclusão na educação física na escola comum [Ebook]. Goiânia: Cegraf, UFG, 2020.
DALLA DÉA, V. H. S.; DUARTE, E. Síndrome de Down: informações, caminhos e histórias de amor. São Paulo: Editora Phorte, 2009.
DE PAULA, S. R.; FARIA, M. A. de. Afetividade na Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação, Volume 1, nº 1, 2010.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das Relações Interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
FARIA, K. R. de. Ações culturais no processo comunicativo das pessoas com síndrome de Down. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
FILUS, J. F. Amarrações e arrumações na inclusão escolar do município de Hortolândia, SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2011
MAHL, E. Práticas pedagógicas dos professores de educação física frente a inclusão de alunos com deficiência. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós- graduação em Educação Especial, 2012.
NETO, A. M.; DALLA DÉA, V. H. S. Cultura Digidown: formação de professores para a inclusão de estudantes com síndrome de Down. Goiânia, GO: MEDIA LAB / CIAR UFG, 2020.
PLETSCH, M.; GLAT, R. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas. 18. 2012
SANTOS, T. S. dos. Alfabetização e letramento de estudantes com síndrome de Down: indicações a partir das percepções de professores sobre a vivência de estudantes com síndrome de down em uso do software alfabetização fônica computadorizada. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, 2019.
SMEHA, L. N.; SEMINOTTI, N. Inclusão e Síndrome de Down: Um estudo das relações interpessoais entre colegas de escola Psicol. Argum. 2008 jan./mar., 26(52), 73-83
VIEIRA, D. B.; OLIVEIRA, A. F. T. de M., DALLA DÉA, V. H. S. A formação continuada cultura digidown e a construção dos saberes sobre a sexualidade das pessoas com síndrome de down. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 99-120, jul./dez. 2017
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.