Cultura Digidown Formação de Professores para a Inclusão de Estudantes com Síndrome de Down

Considerações Finais

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A inclusão especialmente as de alunos com a Síndrome de Down, é um grande desafio educacional, mas que por meio da formação docente se torna possível. A formação continuada de professores relacionada à escola inclusiva permite que os educadores se constituam no seu contexto escolar, pois ela propicia a esses docentes, mais confiança, e conhecimento empírico e prático sobre o aprendizado desses alunos.

Sabendo da importância dessa formação na educação inclusiva, é que o curso de formação Continuada Cultura Digidown, entra em cena, ajudando professores a quebrarem estereótipos, romperem barreiras atitudinais, e conhecerem como se dá um pouco da vida, e principalmente a aprendizagem de alunos com síndrome de Down, através de conhecimentos teóricos e vivências práticas.

 Contribuindo assim, para que esses professores se sintam preparados e autônomos para promoverem de fato a educação inclusiva desses alunos com deficiência intelectual, o que significa não somente o direito de estarem na escola, mas sim, o direito a aprender como os demais. (MANTOAN 2003)

Nessa dimensão tivemos como objetivo os saberes e mudança de concepções em relação ao aluno com SD; desconstrução de estereótipos e barreiras atitudinais em relação às pessoas com síndrome de Down e contribuindo com práxis pedagógica junto aos estudantes com síndrome de Down.

De acordo com os estudos, discussões do grupo focal e questionários respondidos pelos professores sobre as aulas teóricas a respeito das especificidades das pessoas com SD, o curso contribuiu de maneira significativa para a formação do educador visto que proporcionou novos conhecimentos sobre a forma de ensino e aprendizagem, além da quebra de estereótipos e barreiras atitudinais que foram construídos ao longo de suas experiências do ponto de vista do senso comum. 

Esperamos que como o Curso, esse livro contribua para uma nova visão dos professores sobre os estudantes com síndrome de Down enquanto estudante e não como “deficiente”.

Apesar de não termos como colocar a vivencia com os estudantes com síndrome de Down, como fizemos no curso, dentro desse livro, esperamos que os conhecimentos que aqui estão sejam determinantes para a atuação dos professores leitores com seus alunos com síndrome de Down.

Apesar de não ser o objetivo desse trabalho pode ser verificado que os estudantes com síndrome de Down tiveram um desenvolvimento considerável quanto à alfabetização.

Diante de tantas experiências, leituras realizadas e reflexões vividas durante o Curso Digidown e na organização desse livro, pudemos refletir e comprovar a importância da formação continuada. Compreendemos que nós enquanto professores devemos sempre buscar novos conhecimentos, pois conforme destaca Vygotsky (1988) a intervenção pedagógica é fundamental para o desenvolvimento da criança. Sendo assim nós educadores somos mediadores e com conhecimentos, podemos favorecer e contribuir para que cada aluno, alcance os melhores resultados de aprendizagem, sem que haja segregação e competitividade, mas sim, diversidade, comunicação, cooperação e solidariedade.