ABREU, José Ricardo Gonçalves. Inclusão na educação física Escolar: abrindo novas trilhas. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2009
AGUIAR, João Serapião; DUARTE, Édison. Educação inclusiva: um estudo na área da Educação Física. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2005, v.11, n.2, p.223-240
ALMEIDA, Marcelo Silveira de. Educação física escolar e a inclusão de alunos com deficiências. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Distúrbios do Desenvolvimento, 2008
ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2013
AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Júlio Groppa. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 11-30.
ARAÚJO, Luiz Antonio Souza de. Programa de desenvolvimento de competências para profissionais de educação física na educação de crianças com deficiência intelectual. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, 2009
BARBOSA, Luis Roberto. A Participação da Universidade Federal de Santa Catarina em ações junto a instituições voltadas para portadores de deficiência intelectual em fase adulta. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, SC, 2012
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BASTOS, Ricardo Lima. Qualidade de vida para pessoas com deficiência: contribuições para uma abordagem de ginástica laboral. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2013
BATALIOTTI, Soellyn Elene. Portal do professor e educação física adaptada: sugestões para a prática docente inclusiva. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2013
BENFICA, Dallila Tâmara. Esporte paralímpico: analisando suas contribuições nas (re)significações do atleta com deficiência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viscosa. Mestrado em educação física. 2012
BEZERRA, Alex Fabiano Santos. Estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010
BOGDAN, Robert Chris; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora Ltda, 1994
BONATO, Neusa Aparecida Mendes. Inclusão escolar: um estudo da formação continuada dos professores de educação física na cidade de Araraquara – SP. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Participar-pesquisar. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 7-14.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. – 35. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. Acessado em 17/03/2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área: Ensino, 2013.
BRASIL. Evolução da Educação Especial no Brasil. Censo Escolar/MEC/INEP, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dadosed.pdf. Acesso em: 14. jul. 2014.
BRASIL. Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, 2015 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental - Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Acesso em: 20/04/2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.
Página 56CALEGARI, Decio Roberto. Adaptação do handebol para a prática em cadeira de rodas. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física, Programa de Pós- Graduação em educação física, 2010
CARRILLO, Jaime Humberto Pacheco. A disciplina educação física adaptada nas Universidades do Chile. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2014
CARVALHO, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. Tese de doutorado. Unicamp, Campinas 2018.
CIDADE, Ruth Eugenia Amarante. Introdução à educação física adaptada para pessoas com deficiencia, Curitiba,: Ed. UFPR, 2009.
CARVALHO, Camila Lopes de. Conteúdos da educação física e a pedagogia de Freinet: pintando uma possibilidade para o aluno com síndrome de Down. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2014
CARVALHO, Poliana Cordeiro Oliveira. A importância da psicomotricidade nas aulas de educação física para estudantes com deficiência físico-motora. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013
CATALDI, Carolina Lessa. Os caminhos percorridos pela educação física inclusiva: uma reflexão a partir do perfil e propostas pedagógicas dos professores de educação física. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-graduação em educação física. 2013
CIDADE, Ruth Eugênia, FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação física e inclusão: considerações para prática pedagógica na escola. Brasília: Revista integração. Edição especial, p: 26-30, 2002
COELHO, Susanne Rachell da Paz. Estado de saúde e desfechos indesejáveis no esporte para a pessoa com deficiência: um estudo de coorte prospectiva. Dissertação de Mestrado. 2017
COSMO, Jolimar. Tecendo olhares sobre a educação física e a inclusão: um estudo sobre a subjetividade do trabalho docente em contexto de formação continuada. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espirito Santo, Mestrado em educação. Física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2015
COSTA, Camila de Moura. Inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física: um estudo de caso. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Câmpus São Carlos. Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2015
COSTA, Camila Rodrigues. Análise de princípios para o trabalho colaborativo: um estudo com professores de educação física e do atendimento educacional especializado. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017
COSTA, Raquel Almeida. A prática pedagógica de professoras de uma aluna com deficiência intelectual: desafios e possibilidades no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-graduação em Educação, 2016
CROCHÍK, José Leon. Educação Inclusiva e preconceito: Desafios para prática pedagógica. In MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA, Salvador, 2012.
CUNHA, Leonardo Miglinas. O esporte adaptado como conteúdo nas aulas de educação física. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2013.
CUNHA, Raissa Forte Pires. Educação física escolar: concepções e princípios sobre inclusão escolar de professores da Rede Municipal de Fortaleza. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Ceará, 2015
DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana; SANTANA, Poliana Souza; ALMEIDA, Elizia Elias de. INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA In Educação para a diversidade e cidadania : volume 1 / Dione Antônio de Carvalho de Souza Santibanez...[et al.] ; realização Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Direitos Humanos – NDH/UFG . – Goiânia : Gráfica da UFG, 2016.
Página 57DEMO, Pedro. "Avaliação qualitativa: um ensaio introdutório." Educação e Seleção 14: 5-16, 2013.
DUARTE, Emerson Rodrigues. A inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de Ensino Superior e nos cursos de Educação Física de Juiz de Fora pede passagem. E agora? Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Programa de Pós-graduação em educação física, 2009
DUARTE, Leonardo de Carvalho. Ação pedagógica de professores de educação física em turmas inclusivas. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia, 2011
EFFGEN, Adriana Pereira Siqueira. Educação Especial e Currículo Escolar: possibilidades nas práticas pedagógicas cotidianas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011
FEIJÓ, Gabriel de Oliveira. Classe especial: os desafios dos professores de educação física para a inclusão de alunos com condutas típicas. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2011
FERNANDES, Ilnah de Oliveira. Produção do conhecimento na educação física: análise epistemológica dos anais do grupo de trabalho temático de inclusão e diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) DE 2003 A 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado Acadêmico em Educação, 2016
FERREIRA, Robson Alex. Trabalho colaborativo na educação física escolar: estratégias para a formação de professores e inclusão. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016
FILUS, Josiane Fujisawa. Amarrações e arrumações na inclusão escolar do município de Hortolândia SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física . Programa de Pós-Graduação em educação física, 2011
FIORINI, Maria Luiza Salzani. Concepção do professor de educação física sobre a inclusão do aluno com deficiência. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011
FIORINI, Maria Luiza Salzani. Formação continuada do professor de educação física em tecnologia assistiva visando a inclusão. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015
FRANCISCO, Adriano Bareia. Educação física escolar para alunos com deficiência incluídos na rede estadual de ensino em São Paulo. Dissertação de mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Distúrbios do Desenvolvimento, 2011
FRANK, Tiago José. O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física. Dissertação de mestrado. UCS, 2017
FREITAS, Cristiane de. Mudança de atitudes sobre inclusão em professores de educação física na rede pública de ensino. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012
GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação Segregada à Educação Inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. In: Inclusão: Revista da Educação Especial (SEESP), Brasília, v. 1, n. 1, out., 2005. p. 35-39.
GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira. Revista Inclusão nº 1, 2005, MEC/ SEESP.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GOMES, Ana Elizabeth Gondim. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física escolar em escolas públicas municipais de Fortaleza (CE). Tese de Doutorado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Distúrbios do Desenvolvimento, 2012
GOMES, Dênia Paula. Os sentidos da inclusão de alunos com deficiência no discurso dos professores de educação física. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em educação física, 2011
Página 58GONÇALVES, Gisele Carreirão. Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009
GONÇALVES, Viviane Pacheco. Software de aprendizagem e controle motor para avaliação de indivíduos hemiparéticos: validade e confiabilidade. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestrado em Ciências do Movimento Humano, 2008
GORGATTI, Marcia Greguol; COSTA, Roberto Fernandes da. Atividade Física Adaptada. Barueri, São Paulo: Manole, 2005.
HORT, Ivan Carlos A disciplina educação física adaptada e a prática pedagógica para a inclusão escolar de pessoas com deficiências e/ou síndromes. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional de Blumenau. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012
JANNUZZI, Gilberta. A Luta pela Educação do Deficiente Mental no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 1992.
JESUS, Denise Meyrelles; ALMEIDA, Mariangela Lima de; SOBRINHO, Reginaldo Célio. Pesquisa-ação-críticocolaborativa: implicações para a formação continuada e a inclusão escolar. Anais... Minicurso apresentado na 28ª Reunião Anual da Anped, Caxambu/MG, 2005.
JESUS, Denise Mayrelles de; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Formação docente e as práticas pedagógicas: conexões, possibilidades e tensões. In MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA, Salvador, 2012.
JUNIOR, Antônio Francisco Reis; MIRANDA, Karolina Ribeiro Paes Oliveira Benevides; MIRANDA, Luciano Benevides. As metodologias de ensino da Educação Física e o principio da inclusão. Um olhar sobre as metodologias construtivista, crítico-emancipatória e crítico-superadora. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
KUNZ, Elenor. Esclarecimento e emancipação: Pressupostos de uma Teoria Educacional crítica para a Educação Física. Movimento - Ano V - Nº 10 - 1999
LACERDA, Lonise Caroline Zengo de. Formação continuada de professores e gestores: o programa REDEFOR educação especial e inclusiva em foco. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017
LANNA JÚNIOR, Mário Cleber. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. - Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
LOUZADA, Juliana Cavalcante de Andrade. Inclusão educacional: em foco a formação de professores de educação física. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017
MACHADO, Jean Leonardo Loss. A educação física e os jogos escolares como meios de inclusão social da pessoa com deficiência. Dissertação de Mestrado. Universidade Tuiuti do Paraná. Mestrado em Educação, 2017
MACHADO, Roseli Belmonte. A inclusão como rede: uma análise de práticas de professores de educação física na contemporaneidade. Tese de doutorado. UFRGS, 2016
MACIEL, Antônia Kátia Soares. Atitudes da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará em relação à inclusão de alunos com deficiência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, 2014
MAHL, Eliane. Práticas pedagógicas dos professores de educação física frente a inclusão de alunos com deficiência. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós- graduação em Educação Especial. 2012
MAHL, Eliane. Programa de formação continuada para professores de educação física: possibilidades para a construção de saberes sobre a inclusão de alunos com deficiência. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Carlos. Câmpus São Carlos. Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2016
Página 59MAUERBERG-DECASTRO, Eliane. Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2011.
MANASSERO, Waldemar. A concepção do atleta deficiente visual de Futebol sobre a Lei 8.213/91 (Lei de Cotas). Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Distúrbios do Desenvolvimento, 2016
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna , 2003.
MARQUES, André Eduardo. Rodas de conversa: uma proposta para aprimorar a prática docente em educação física escolar. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2013
MARTINS, Aline Toffoli. Inclusão de estudantes com diferenças funcionais: a construção de um currículo cultural da educação física no Cieja. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo. Educação, 2017
MARTINS, João Batista. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ci. Sociais/Humanas, Londrina, v. 17, n. 3, p. 266-273, set. 1996.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA, Salvador, 2012.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas, 5ed., São Paulo: Cortez, 2005
MELLO, Fernanda Heloisa de. Porque nós somos diferentes!: vivências de in(ex)clusão na educação física escolar por meio dos dizeres de estudantes com surdez. Dissertação de mestrado. Universidade Regional de Blumenau. Curso de Pós-Graduação em Educação, 2013
MENDES, Enicéia. Gonçalves. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, vol. 22, n. 57, p. 93-109, mai./ago. 2010.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Construindo um “lócus” de pesquisas sobre inclusão escolar. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia; WILLIAMS, L. C. de. Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: Ed UFSCAR, 2004
MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola: aspectos cotidianos e não cotidianos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em educação física. 2010
MICHILES, Romina Karla da Silva. Atividades lúdicas na prática pedagógica dos professores de educação física no contexto da Educação Inclusiva. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Amazonas. Programa de Pós-graduação em Educação, 2018
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 10. ed. São P6: HUCITEC, 2007.
MIRANDA, Ruy Antonio Wanderley Rodrigues de. Corporeidade, Percepções e Modos de Ser Cego em Aulas de educação física: um Estudo Fenomenológico-existencial. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016
MIRON, Edison Martins. Da pedagogia do jogo ao voleibol sentado: possibilidades inclusivas na educação física Escolar. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Carlos Programa de Pós- graduação em Educação Especial, 2011
MORAES, Ana Beatriz Rodrigues do Lago de. Efeitos do silenciamento na pessoa com paralisia cerebral atravessada pela dança. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-graduação em educação física, 2014
MORGADO, Fabiane Frota da Rocha. Escala de autoaceitação para pessoas com cegueira congênita ou precoce - desenvolvimento e investigação psicométrica. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física, Programa de Pós-Graduação em educação física, 2013.
NASCIMENTO, Sylvia Fernanda. Formação continuada de professores de educação física na perspectiva da inclusão. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2012
Página 60OLIVEIRA, Marilene Ferreira de Lima. Sentidos constituídos por professores de educação física frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência: um estudo em psicologia da educação. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São P6. Programa de Estudos Pós- graduação em Educação: Psicologia da Educação, 2009
OLIVEIRA, Vinícius Carlos de. Educação física e deficiência intelectual: prática pedagógica para a inclusão. Dissertação Mestrado. Universidade Regional de Blumenau. Programa de Pós-graduação em Educação, 2013
ORLANDO, Patrícia D'Azeredo. O colega tutor de alunos com deficiência visual nas aulas de educação física. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós- graduação em Educação Especial, 2010
ORRU, Sílvia Ester. Para além da educação especial: avanços e desafios de uma educação inclusiva. RJ: Wak Editora, 2014.
PACHECO, Kátia Monteiro de Benedetto; ALVES, Vera Lucia Rodrigues. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. ACTA FISIATR 2007; 14(4): 242 – 248.
PASIN, Camila Torriani Pasin. Aprendizagem de uma habilidade motora com demanda de planejamento em pacientes pós-acidente vascular encefálico em função do lado da lesão. Tese de Doutorado, Universidade de São P6, educação física, 2010.
PEREIRA, Deyliane Aparecida de Almeida. Avaliação do Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em educação física, 2014
PETERLE, Ludmila Lima. Formação, gestão e inclusão: a experiência da educação física no município de Viana. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2017.
PINTO, Marilia Garcia. Ensino colaborativo. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
PINTO, Thiago Medeiros Goncalves. Inclusões nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
PRAÇA, Élida Tamara Prata de Oliveira. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Programa de Pós- graduação em Educação Matemática, 2011
PRESTES, Daniela Bosquerolli. Comportamento motor da criança com deficiência múltipla nos contextos vivenciais: um estudo de caso. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, 2013
PRIETO, Alessandra Vidal. Efeitos da frequência semanal de um programa de equoterapia na função motora grossa e no desempenho funcional em crianças com paralisia cerebral. Dissertação de Mestrado, 2017
QUEDAS, Carolina Lourenço Reis. O transtorno do espectro do autismo e a educação física escolar: a prática do profissional da rede estadual de São Paulo. Dissertação de metrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Distúrbios do Desenvolvimento, 2015
RAMOS, Ingrid de Souza Cayres. O uso da tecnologia assistiva na educação física escolar, em uma perspectiva lúdica: desafios e possibilidades. Dissertação de mestrado. UFBA. Faculdade de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. 2015
RAMOS, André de Carvalho. Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência e o paradigma da inclusão. In GONZAGA, Eugênia Augusta; MEDEIROS, Jorge Luiz Ribeiro de (org.) Ministério público, sociedade e a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, Brasília : ESMPU, 2018.
RISSI, Simone. O ambiente e a acessibilidade na escola e nas aulas de educação física: a perspectiva de uma aluna com deficiência visual. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Taquari. UNIVATES. Rio Grande do Sul, 2010
Página 61RODRIGUES, David. Educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v.14, n.1, p.67-73, 2003
RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. São P6: Summus, 2006.
RODRIGUES, G. F. A inclusão e suas relações no cotidiano escolar. Revista FAEEBA Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 16, n. 27, jan./jun., p. 97-104, 2007.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
SALERNO, Marina Brasiliano. Interação entre alunos com e sem deficiência na educação física escolar validação de instrumento. Dissertação em mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2009
SANCHES JÚNIOR, Moises Lopes. Modelagem e desenho de processos como ferramenta de verificação da gestão municipal no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física, Programa de Pós- Graduação em educação física, 2014
SANCHES JÚNIOR, Moises Lopes. Uma leitura da questão da deficiência e da inclusão no ensino municipal de Hortolândia: olhares e ações da docência de Educação Física e de seus pares. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós-graduação em Educação física, 2009
SANTANA, Eder da Silva. Atitudes de estudantes universitários frente aos alunos com deficiência na UNESP de Presidente Prudente. Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista, 2013
SANTOS, Fabricio Tinão dos. Educação de período integral e inclusão: uma análise do programa superescola. Dissertação de mestrado. Universidade Católica de Santos. Mestrado em Educação, 2012
SANTOS, Onassis Ferreira dos. Representação social dos alunos de educação física da UFPE sobre a disciplina educação física adaptada. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2009
SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães. Docência no processo de inclusão do estudante com deficiência em cursos de educação física: análise do contexto universitário brasileiro e português. Tese de doutorado. Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-graduação em Educação, 2016
SCHERER, Roger Lima. Qualidade de vida de adultos com deficiência visual da Grande Florianópolis. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2012
SEABRA JUNIOR, Luiz. Educação física e inclusão educacional: entender para atender. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de educação física. Programa de Pós- Graduação em educação física, 2012.
SILVA, Ana Paula Salles da In Ari Lazarotti Filho (org.) A História do Atendimento de pessoas com deficiência no Brasil. Licenciatura em educação física: vol. 8, Goiânia: Gráfica UFG, 2016.
SILVA, Luciana Leandro. O jogo de bocha adaptado como recurso no ensino da matemática para alunos com paralisia cerebral. Dissertação de Mestrado., 2014
SILVA, Maria Odete. Emygdio. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação, 2009,13, 135-153
SILVA, Otto Marques. A Epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS; 1986.
SILVA, Osni Oliveira Noberto da. Os desafios da inclusão nas aulas de educação física do ensino público regular: mapeando a realidade de Feira de Santana. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, 2012
SILVA, R. de F. da; ARAÚJO, P. F. da. Os caminhos da pesquisa em atividade motora adaptada. São Paulo: Phorte, 2012.
Página 62SIQUEIRA, Mônica Frigini. Educação física, autismo e inclusão: ressignificando a prática pedagógica. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Gradução em educação física, 2011
SOUSA, Ângela Tavares de. Educação física escolar e inclusão de alunos com deficiência: um estudo em escolas do ensino regular da Rede Pública Estadual de São. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-graduação em Educação: História, Política Sociedade, 2009
SOUZA, Fabricio Amaral de. Formação, educação física e inclusão: compreendendo os processos inclusivos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Graduação em educação física, 2013
SOUZA, Josley Viana de. Tutoria: estratégias de ensino para inclusão de alunos com deficiência em aulas de educação física. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós- graduação em Educação Especial, 2008
SOUZA, Thiago Magalhães Pereira de. Crianças com e sem deficiência auditiva e em processo de inclusão: a perspectiva das habilidades sociais. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2008
TEBALDI, Marina. Formação continuada em educação física e inclusão do deficiente no ensino regular sob a prática de professor. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014
TOLOI, Gabriela Gallucci. Formação de professores de educação física para inclusão educacional usando tecnologia assistiva. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Defectologia e estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. In Educação e pesquisa, São Paulo, v.37, n4, p.861-870, dez/2011.
VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Fundamentos da defectologia. Trad. Julio Gillermo Blank Madrid: Graf. Rógar, 1995.
ZINI, Rodrigo. Formação inicial do professor de educação física para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. |Cascavel. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018