É um grande desafio promover desenvolver um trabalho pensando na inclusão total de todos os alunos não só os com deficiência, mas de todos, porque cada um tem um estilo de aprendizagem que nem sempre a escola abarca, mas que os alunos com deficiência trazem grandes possibilidades de trabalho e que realmente podem aprender, a gente precisa ter expectativas positivas em relação a todos os educandos, a todos alunos, a todas crianças, a gente não pode delimitar até onde essa criança vai e aí é nesse momento que elas nos surpreendem, não só as crianças com deficiência, mas as outras também. (P2).
O objetivo principal desse livro/guia é tornar público conteúdos e práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, presentes na literatura e na escola especial, que possam favorecer a educação inclusiva na escola regular de ensino básico. No percurso da pesquisa foi possível verificar o comprometimento e envolvimento da escola especial no desenvolvimento dos estudantes com deficiência e na busca pela melhora da educação inclusiva na escola regular.
Além de uma ampla pesquisa em 66 dissertações e teses sobre Educação Física e inclusão, esse livro apresenta relatos de professores de Educação Física da Escola especial, formados em Educação Física e uma professora formada também em psicologia, com ampla experiencia na educação especial e cursos de pós-graduação, a maioria dos pesquisados possuem experiencia na Educação Inclusiva na escola comum, e durante as entrevistas pudemos verificar que todos os professores acreditam na educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
As instituições de Educação Especial foram as primeiras a buscar caminhos da educação para pessoas com deficiência e que o acúmulo de experiência e conhecimento que possuem não pode ser desconsiderado para a construção de uma educação inclusiva para todos que respeite as características, competências e dificuldades dos estudantes.
Observamos nas aulas que acompanhamos e nos relatos que atualmente muitos educandos com deficiência com maiores comprometimentos sociais, cognitivos e motores não se sentem acolhidos nas escolas comuns, inclusive com recusa de matrícula, e buscam a escola especial por ser a única possibilidade de serem respeitados e acolhidos. Na nossa discussão e pesquisa bibliográfica apontamos vários autores que concordam com nossa pesquisa que a escola comum ainda está engatinhando para a inclusão.
Foram muitos os relatos dos pesquisados que apontam para situações de falta de preparo e formação dos professores de Educação Física para realizarem a inclusão de estudantes com deficiência na escola inclusiva.
Verificamos que os professores pesquisados, como já atuaram ou atuam na escola comum, reconhecem os desafios que a escola enfrenta para ser inclusiva, e buscam sempre que permitido uma ação colaborativa entre escola especial e escola comum para favorecer a inclusão.
Tanto na nossa pesquisa de campo quanto na literatura verificamos relatos de estratégias e ações pedagógicas de professores de Educação Física que favorecem a inclusão. Os professores pesquisados relataram que já vivenciaram escolas com boa estrutura, com corpo diretivo e docente consciente, preocupadas e organizadas para inclusão. Essas iniciativas e estratégias que conseguem concretizar a inclusão dos estudantes com deficiência na escola comum mostram que uma escola para todos é possível, mas que muitas vezes as boas práticas não são publicadas e divulgadas.
Página 54Alguns pontos foram abordados como determinantes para facilitar a estratégia metodológica mais inclusiva na escola comum, como: tempo de aula; tipo de instrução; materiais pedagógicos; ambiente de aula atrativo e organizado; manutenção da rotina; não esportivização da aula e uso adequado dos conteúdos desportivos; utilização de outros conteúdos da cultura corporal; avaliação processual e sensível.
Finalizamos esse trabalho com a sentimento de felicidade de um caminho percorrido com muita dedicação e comprometimento. Acreditamos que os resultados e produto dessa pesquisa possa trazer indicativos para o professor de Educação Física torne sua aula mais inclusiva para as pessoas com deficiência. Certamente não preenchemos todas as lacunas e nenhum trabalho dará conta desse desafio pois a inclusão é um processo em constante inclusão. Quando encontrarmos todos os caminhos que minimizam a exclusão outros fatores sociais, políticos, estruturais, psicológicos e biodinâmicos surgirão e nossos caminhos serão necessários para uma sociedade mais justa e humana. O importante é seguirmos um passo de cada vez mesmo em tempos em que vemos tantos desmontes e tanto retrocesso. Acreditamos no ser humano e acreditamos na força da Educação e por isso seguimos na luta.