Como nesse Ebook discutimos o Esporte Paralímpico, que é direcionado para pessoas com deficiência, prezamos as questões de acessibilidade do material, assim, além do sistema permitir ampliação e utilização de leitor de tela para acesso aos elementos escritos, informamos que estamos preparando toda acessibilidade dos vídeos com interpretação em Libras e legenda. Assim ainda iremos trocar os vídeos que não contem esses recursos por novos.
Vela
Depoimento de Estevao Lopes.
Triatlo
Acredita-se que o Triatlo convencional surgiu na década de 70. O triatlo paralímpico teve seu primeiro campeonato mundial em 1989 em Avignon, na França e vem crescendo. A modalidade estreou em Jogos Paralímpicos do Rio em 2016.
Depoimento de Fabio Rigueira.
Basquete
Era praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos feridos da 2ª Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. No Brasil foi a primeira modalidade a ser praticada, a partir de 1958, no Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, por iniciativa de Robson Sampaio de Almeida e pela ação do técnico Aldo Miccolis.
Depoimento de Rodrigo Arão.
Judô
O Judô foi criado no Japão em 1882 pelo professor de Educação Física Jigoro Kano com objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. No Brasil o judô chegou no ano de 1922, com a imigração japonesa. Nas paralímpiadas, o Judô foi o primeiro esporte de origem asiática inserido.
Depoimento de Thays Furtado.
Rugby
Desenvolvidos por atletas tetraplégicos o Rugby em cadeira de rodas nasceu na década de 1970, em Winnipeg, no Canadá. No entanto, a modalidade só foi aparecer nos Jogos Paralímpicos em Atlanta 1996, como esporte de demonstração. A estreia oficial ocorreu quatro anos depois, em Sydney 2000, no qual os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, deixando a Austrália com a prata e a Nova Zelândia com o bronze.
Depoimento de Bruna Novik.
Parabadminton
Em 1995, foi criada a Associação Internacional de Badminton para Deficientes para gerir a modalidade. O parabadminton terá a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1998, na Holanda. No Brasil, o parabadminton foi introduzido em 2006, pelo professor Létisson Samarone Pereira, no Distrito Federal.
Depoimento de Cyntia Oliveira
Tiro Esportivo
Os registros mais antigos do uso de armas de fogo surgem em guerras em 1346, no confronto entre ingleses e franceses. Da prática militar se origina a história do esporte. Os clubes de caça também influenciam a criação do tiro esportivo. Estreou nos Jogos Paralímpicos de 1976, em Toronto, apenas com homens. As mulheres entramnas competições quatro anos depois, em Arnhem, na Holanda. O Brasil também estreou no Jogos Paralímpicos na modalidade em 1976.
Depoimento de Evaniro de Lima.
Natação
A natação faz parte das competições oficiais desde Roma 1960. O Brasil ganhou suas primeiras medalhas em Stoke Mandeville em 1984.
Depoimento de Aparecido Tadeu.
Bocha
Era praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos feridos da 2ª Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. No Brasil foi a primeira modalidade a ser praticada, a partir de 1958, no Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, por iniciativa de Robson Sampaio de Almeida e pela ação do técnico Aldo Miccolis.
Depoimento de Evani Soares.
Hipismo
Com objetivo de reabilitação e recreação o hipismo para pessoas com deficiência começou a ser desenvolvido na década de 1970 na Grã-Bretanha e Escandinávia. A modalidade passou a ser paralímpica em 1984 nas edições de Stoke Mvandeville e Nova Iorque. O Brasil estreou no hipismo paralímpico em Atenas em 2004.
Depoimento de Marcos Fernandes
Atletismo
O atletismo teve sua primeira competição em 1952 em Stoke Madeville com veteranos da Segunda Guerra mundial. Entrou nos Jogos Paralímpicos oficialmente em 1960 na Roma.
Depoimento de Petrucio Ferreira
Vôlei Sentado
Surgiu em 1956 como adaptação para incluir pessoas com deficiência com a união de outros dois esportes: vôlei tradicional e o sitzbal. Sitzbal é uma modalidade alemã praticada por pessoas com mobilidade reduzida, mas sem rede. O voleibol paralímpico era jogado em pé até 1980 nos Jogos Paralímpicos. Mas em 2004 a modalidade em pé foi trocada pelo voleibol sentado. No Rio de Janeiro nos Jogos Paralímpicos o Brasil teve sua melhor participação conquistando o bronze com a equipe feminina, com participações de atletas e do técnico goiano, José Antônio Guedes.
Depoimento de Anderson dos Santos.
Parataekwondo
O Taekwondo ou Tae kwon foi criado em 1955 pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. O parataekwondo é um esporte recente que surge de uma adaptação do Taekwondo. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 2009, na cidade de Baku, Azerbaijão. Atualmente o campeonato mundial é realizado a cada 2 anos e após 2020 se tornará anual. Em 2015 o parataekwondo foi anunciado como parte do programa paralímpico, fazendo a sua estreia em Tóquio 2021.
Depoimento de Pedro Neves.
Futebol de 5
O futebol de 5 foi incluído nos Jogos Paralímpicos pela primeira vez, em Atenas 2004. Em Atenas o Brasil foi campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais três títulos paralímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e, recentemente, no Rio 2016, quando se sagrou tetracampeão. Além dos títulos, a equipe brasileira foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paralímpicos.
Depoimento de Maicon Junior.
Tiro com Arco
Surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, a partir de meados do século XVI, que o tiro com arcos começou a ser tratado como um esporte, e foram criados os primeiros torneios, sendo introduzido nos Jogos Olímpicos em 1900, chegando ao Brasil em 1950.
Depoimento de Thais Silva.
Tênis em cadeira de rodas
O tênis de mesa começou a ser praticado por pessoas em cadeira de rodas e entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos de Roma 1960. A primeira participação de jogadores em pé aconteceu em Toronto 1976, junto com a estreia do Brasil na modalidade. Até os Jogos de Pequim 2008, a única conquista brasileira na modalidade havia sido em dupla. No Rio 2016, a Seleção Brasileira fez a melhor campanha de sua história, com quatro medalhas.
Depoimento de Gabriel Silva.
Ciclismo
Na década de 80 as pessoas com deficiência visual começaram a competir no ciclismo. A primeira vez que o ciclismo fez parte das Paraolimpíadas foi em Nova Iorque em 1984 com pessoas com paralisia cerebral, amputados e com deficiência visual. Em Seul em 1988 entrou nos Jogos o ciclismo de estrada. O Brasil estreou nas Paralimpíadas de Barcelona em 1992.
Depoimento de Victor Louise.
Tenis de Mesa
O tênis de mesa começou a ser praticado por pessoas em cadeira de rodas e entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos de Roma 1960. A primeira participação de jogadores em pé aconteceu em Toronto 1976, junto com a estreia do Brasil na modalidade.
Depoimento de Thais Sefero.
Esgrima
A esgrima para pessoas com deficiência surgiu em 1953 e foi aplicada originalmente pelo médico alemão Ludwig Guttmann, o pai do movimento paralímpico. A modalidade é disputada desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma 1960. Até 1955 as regras da esgrima em cadeira de rodas ainda não estavam completamente definidas. Graças a entrada do esporte no cronograma dos Jogos Paralímpicos, a França propôs um novo regulamento. Somente quatro anos depois da estreia, nos jogos de Tóquio, é que foram realizadas competições das três categorias do esporte: sabre, florete e espada. A princípio, mulheres poderiam competir apenas florete. A partir de 1972 elas começaram a disputar também na espada.
Depoimento de Sandro Colaço.
Halterofilismo
A primeira vez que o Halterofilismo Paraolímpico foi incluído nos Jogos Paraolímpicos foi em 1964 em Tóquio. A deficiência dos atletas era exclusivamente lesão da coluna vertebral e até os Jogos de Atlanta em 1996 participavam das competições apenas os homens.
Depoimento de Josilene Alves.
Goalbal
Criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, p Goalball tinha como objetivo reabilitar pessoas que haviam perdido a visão na Segunda Guerra Mundial. Fez parte dos Jogos de Toronto em 1976. Passou a fazer parte dos Jogos Paralímpicos em 1980 em Arnhem. As mulheres entraram para o goalball nas Paralimpíadas de Nova Iorque, em 1984.
Depoimento de Jessica Gomes.