Ao longo dos 500 anos de história do nosso país observamos grande assimetria entre regiões em termos políticos, econômicos e científicos. Assim, no campo da atividade científica, a incorporação da dimensão geográfica torna-se importante, visto que a distribuição é bastante desigual, tanto entre como intra-países.
A Região Centro-Oeste, por exemplo, concentra o menor número de programas de pós-graduação, mas nem por isso deixa de reunir condições de pesquisa, de produzir seus estudos, de divulgar e socializar o conhecimento que vem sendo produzido. A presente obra é uma amostra disso, pois apresenta a produção científica dos programas de pós-graduação da área de Educação, enfocando o campo de conhecimento da Educação Especial. Ao mesmo tempo em que promove e dá visibilidade aos estudos e pesquisas vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, impulsiona a produção de conhecimento na área da Educação Especial nessa região e no país.
Neste livro, encontram-se 14 capítulos resultantes de pesquisas em programas de pós-graduação que, em seu conjunto, apresentam análises críticas e propositivas para a pesquisa educacional no campo da Educação Especial, com variadas temáticas, abordagens teóricas e metodologias. No cerne de todos os estudos está a preocupação em contribuir para garantir o direito à educação aos estudantes do público-alvo da Educação Especial e, nesse sentido, a perspectiva de escolarização nas classes comuns das escolas regulares, conquistada recentemente na história da Educação Especial Brasileira, parece mobilizar o esforço e empenho dos pesquisadores da Região Centro-Oeste, em sintonia com o que se passa no mundo acadêmico nacional.
A obra se destaca ainda pelo pertencimento dos autores a região, o que imprime seus traços culturais significativos, de modo que se possa compreender um pouco mais os contextos, as instituições de ensino, os sujeitos e as práticas educativas, quando esses são tomados como objetos de pesquisa. Ao mesmo tempo em os estudos mostram que processos histórico-sociais vividos e partilhados na região, no campo da Educação Especial, são de grande riqueza e expressividade, eles permitem compreender não apenas as singularidades, mas também as semelhanças, nos desafios promessas que se observa em outras regiões. Além disso, contribui para se compreender o contexto da Educação Especial nesse imenso e desigual país.
A obra inicia com um capítulo que mapeia as dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro-Oeste (CO) brasileiro, no período de 1983, ano da primeira defesa de conclusão de curso identificada, até o ano de 2016. Além de identificar padrões de configuração espacial da atividade científica produzidas pelos 15 programas de pós-graduação em Educação da região, que apresentam dissertações e/ou teses defendidas sobre a temática da educação especial, inclusão escolar ou educação inclusiva, o estudo permite identificar ainda quem são os formadores de pesquisadores na região Centro-Oeste (CO). Nesse sentido, destaca-se o fato de que se observa uma juventude promissora no campo da pesquisa em Educação Especial na Região Centro-Oeste.
Prosseguindo a leitura da obra o leitor vai se deparar com olhares mais segmentados, dirigidos para a situação de escolarização de parcelas específicas do público-alvo da Educação Especial, tais como os indivíduos com autismo, para os quais se apresentam propostas de projetos na universidade para garantir o acesso à educação para essa parcela da população; a questão da educação de surdos, trazendo reflexões sobre e a especificidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e ainda oferecendo um olhar mais acurado sobre o que acontece com as interações sociais em sala de aula quando alunos com deficiência intelectual estão nela inseridos, com o intuito de aprofundar uma análise sobre processos pedagógicos verdadeiramente inclusivos
Página 2Estudos sobre política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva também têm mobilizado os pesquisadores da Região Centro-Oeste, e essa obra apresenta três capítulos que versam sobre a organização do atendimento educacional especializado de um dos Estados, e em dos municípios da região, contribuindo para se compreender o impacto das políticas nacionais em contextos locais. Entre os estudos sobre política, destaca-se ainda uma análise interessante sobre o plano nacional de educação e o processo de construção política do plano estadual de educação do Distrito Federal, mostrando os embates dos grupos de interesse, e ilustrando como sempre há uma interpretação local para as políticas advindas do cenário nacional e internacional.
Outro foco de intenso interesse dos pesquisadores da Região Centro-Oeste tem sido a formação de professores, tema alvo de cinco capítulos do livro. Esses estudos investigaram temas, tais como as contribuições da consultoria colaborativa para professores que atuam com alunos com deficiências, a formação visando à alfabetização de estudantes do público-alvo da Educação Especial, a percepção dos professores sobre a própria formação, a formação de professores para favorecer a participação de estudantes com deficiências em aulas de Educação Física, e analisaram ainda a mediação do professor no processo de organização e ensino do trabalho pedagógico com alunos do público-alvo da Educação Especial.
Finalmente, outro tópico de interesse nos estudos dos pesquisadores da Região Centro-Oeste apresentado nessa obra são as reflexões sobre as aplicações das tecnologias assistivas na inclusão escolar, a viabilidade da atribuição de implementação de tecnologias aos professores do atendimento educacional especializado e a importância desse tipo de recurso para favorecer a participação e aprendizagem de estudantes com deficiências no ensino superior.
Enfim, os jovens e promissores pesquisadores da Região Centro-Oeste que se dedicam a linhas de pesquisa relacionadas com o campo da Educação Especial, mostram que estão antenados com as questões atuais das políticas de escolarização dos estudantes com deficiências em escolas comuns, têm desenvolvido estudos social e cientificamente relevantes e buscam dar respostas para as soluções de problemas sociais emergentes. A presente obra é um reflexo disso, pois oferece ao leitor uma amostra da produção científica da Região Centro-Oeste e dá visibilidade a essas pesquisas.
Enicéia Gonçalves Mendes
São Carlos, julho de 2018
Apresentação
O presente livro traz ao público interessado pelas questões relacionadas à Educação Especial e Inclusão 14 capítulos oriundos de pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto-sensu da Região Centro-Oeste do Brasil.
ssim, em que pese todas as assimetrias da pesquisa e pós-graduação no Brasil, em particular na área de Educação e subárea de Educação Especial, essa publicação é um demonstrativo da capacidade dos pesquisadores e instituições de pesquisa da região em reunir, articular e desenvolver pesquisas e publicações que visam compreender e superar os processos de exclusão que marcam a escolarização do público-alvo da Educação Especial na Região Centro-Oeste do Brasil.
Página 3No tocante às instituições, é importante destacar que esse livro é resultante de uma das ações da Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Goiás (UFG), mais precisamente da meta de incentivo a articulação entre grupos de pesquisas em Educação Inclusiva e Acessibilidade, que faz parte do Eixo 6 da referida Política que trata do tema do Ensino, Pesquisa e Inovação em Acessibilidade.
Nesse sentido, essa meta também foi responsável pelas ações que possibilitaram a realização do I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, realizado em dezembro de 2017 nas dependências do Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade (SINAce) da UFG, e a partir do qual foram estabelecidas as ações para publicar os textos apresentados no evento, bem como os encaminhamentos necessários para viabilizar uma publicação que expressasse a rica, produtiva e promissora pesquisa em Educação Especial e Inclusão na Região Centro-Oeste do Brasil.
Com a publicação desse livro esperamos contribuir com os esforços de compreensão e superação dos desafios de escolarização do público-alvo da Educação Especial, e também com a possibilidade de maior aproximação dos pesquisadores e instituições de pesquisa da região que tem pesquisado sobre Educação Especial e Inclusão no Centro-Oeste brasileiro.
Régis Henrique dos Reis Silva
(Professor da Unicamp e ex-diretor do SINAce/UFG)
Michele Silva Sacardo
(Professora da UFG)
Vanessa Helena Santana Dalla Déa
(Professora da UFG e atual diretora do SINAce/UFG)
Goiânia, julho de 2018