Se Inclui Formação docente para inclusão e acessibilidade

Boas vindas e Apresentação

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A legislação brasileira referente à inclusão escolar de pessoas com deficiência é considerada, por muitos autores e pesquisadores da área, uma referência para qualquer país do mundo. No entanto, o direito previsto em lei, decreto, política ou diretriz não garante a inclusão, permanência e sucesso dessas pessoas no ambiente acadêmico. A formação do professor é fundamental para que isso aconteça.

Esse material surge como necessidade apontada em estudos e ações nos Núcleos de Acessibilidade das quatro instituições públicas de ensino de Goiás, sendo elas: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

Em reuniões realizadas entre essas instituições verificamos, por meio dos relatos, a dificuldade dos docentes de atuarem em sala de aula com alunos com deficiência atendendo aos seus direitos e às suas necessidades, por falta de informações que proporcionam a dificuldade de atuação e preconceitos.

Em pesquisa realizada com objetivo de subsidiar esse curso, com 40 professores da UFG, verificamos que os docentes dessa instituição dizem ter pouco tempo para curso de formação e leituras muito densas fora das muitas demandas de ensino, pesquisa e extensão das quais já possuem. A pesquisa mostrou também que um curso com informações sobre adaptações didático-pedagógicas no ambiente de aula, que o docente poderá acessar quando tiver o aluno com deficiência, é que os pesquisados dizem que melhor vai atender à efetivação da inclusão desses alunos. Acreditamos que esse resultado poderia ser similar em todas as instituições participantes. Essa pesquisa não tem como objetivo definir o modelo da formação, mas sim realizada como possibilidade de conhecimento para dar suporte a esse material/curso (DALLA DÉA, 2017).

Com base nessa pesquisa e nas discussões que temos feito com nossas instituições, pensamos em oferecer, para além desse livro impresso, um material que possa estar disponível a todos os professores para auxiliá-los no trato pedagógico com os alunos com deficiência. Por isso, pensamos em uma tecnologia, de curso aberto e online, que pode ser acessada por várias pessoas, denominada MOOC (Massive Open Online Course). Nesse material podemos colocar vídeos, fotos, textos, links, ebooks e muito mais, por essa razão nos parece, também, bem interessante e atrativa. Esse material está disponível no endereço eletrônico seinclui.ciar.ufg.br. Todavia, é importante relatar que concordamos que a informação rápida e certeira pode melhorar as condições dos alunos no meio acadêmico, mas sem deixar a profundidade e responsabilidade que o tema merece e precisa. Assim, nesse material impresso e durante todo o curso online Se Inclui será possível encontrar links que denominamos “SAIBA MAIS”, com direcionamento para textos complementares, livros e filmes sobre os temas abordados.

Embora tenha sido produzido pensando no professor em sala de aula, esse material, certamente, poderá colaborar para a formação de técnicos e toda comunidade acadêmica para receber bem as pessoas com deficiência no ambiente educacional.

O material online segue os princípios de acessibilidade, com vídeo de Libras e formato adequado para leitores de tela. Também apresenta vídeos com professores e alunos com deficiência, considerando seu cotidiano e eficiência no ambiente acadêmico e fora dele.

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Tomaremos como princípio norteador a discussão da diversidade e apresentaremos a diversidade visual, auditiva, motora e a neurodiversidade, considerando que para além da deficiência é preciso considerar que somos todos diferentes, levando em conta esses aspectos e essa premissa. Pretendemos dar ênfase nas necessidades educacionais dos alunos, em suas eficiências e especificidades na forma de aprender.

Como eixo norteador desse livro, utilizaremos a percepção de estudantes sobre as dificuldades encontradas em seu cotidiano no meio acadêmico, por meio de relatos de 23 alunos das instituições participantes, que apresentam as características discutidas (DALLA DÉA, 2017). Juntamente com os relatos, apresentaremos o que chamamos de “BOAS PRÁTICAS”, com informações de como agir corretamente com essas pessoas no ambiente social e acadêmico/pedagógico. Apesar de sermos sucintos nesse material e acreditarmos ser fundamental que os professores tenham informações norteadoras sobre características predominantes dos grupos apresentados, deixamos registrado em diversas passagens desse material que não podemos nos esquecer, em momento algum, que as pessoas são diferentes. Assim, as características e “BOAS PRÁTICAS” apresentadas não necessariamente deverão contemplar todas as pessoas dos grupos estudados e nem todas as situações vivenciadas, haja vista toda essa diversidade. Bom senso é sempre muito importante quando se trata de pessoas!