Short Communications
2A Importância dos Monitores no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Aulas de Anatomia: Revisão de Literatura
Palavras-chave: Monitores, acadêmicos, aprendizagem, metodologia ativa.
INTRODUÇÃO
A Anatomia Humana é a ciência que estuda a morfologia do corpo, matéria habitual nos cursos da área de ciências da saúde, onde acadêmicos passam a desenvolver competências e habilidades demandadas para aplicabilidade em campo prático. O objetivo do estudo foi relatar a importância dos monitores no processo de ensino aprendizagem nas aulas de anatomia nos cursos de saúde. A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre a importância dos monitores no processo de ensino aprendizagem nas aulas de anatomia. Os artigos selecionados foram obtidos de fontes indexadas como Web of Science, Scielo e Periódicos CAPES. Para análise foram utilizados dez artigos selecionados. A partir da síntese dos artigos analisados, foi possível identificar a importância da inclusão de monitores para melhor desenvolvimento dos métodos e materiais significativos para o processo de ensino aprendizagem, como exemplo, recursos tecnológicos e novas didáticas. Porém, foram apresentadas perspectivas não satisfatórias no processo de ensino morfoestrutural, pois cada instituição busca um modelo que julga eficaz, contendo também o fato de não obter determinados materiais. Conclui-se que para sua aplicabilidade, mudanças nas metodologias de ensino da disciplina são necessárias, tornando-a não árida e evitando que a mesma seja vista como algo de memorização, justificando assim a presença do monitor para potencializar a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudos universitários.